Conecte-se conosco

Bahia

Itacaré: Mahalo Surf Eco Festival já atinge 116 competidores de 11 países diferentes

Publicado

em

Itacaré: Mahalo Surf Eco Festival já atinge 116 competidores de 11 países diferentes.

Entre os brasileiros que entraram agora, destaque para os potiguares Alan Jhones e Italo Ferreira.

Eles conquistaram o título sul-americano Pro Junior da ASP South America no Surf Eco Festival.

Itacaré: Mahalo Surf Eco Festival já atinge 116 competidores de 11 países diferentes.

Krystian Kymerson vai defender o titulo do Surf Eco Festival em Itacaré
(Foto: Fabriciano Junior / Dendê)

além de dois campeões brasileiros que já defenderam o país na elite mundial do WCT, o carioca Leonardo Neves e o cabo-friense Victor Ribas, que até hoje é o brasileiro que obteve a melhor colocação no ranking do ASP World Tour, terceiro lugar em 1999. Com mais 24 inscritos, o Brasil já atingiu 91 participantes no Mahalo Surf Eco Festival apresentado pela Skol.
Já o número de estrangeiros subiu de 19 para 25. Reforçado pela entrada de Colin Saunders, Yoyssis Delgado e Korak Tinoco, o time da Venezuela igualou o número de cinco participantes dos Estados Unidos, com ambos formando os maiores pelotões nacionais, sem contar o Brasil. A África do Sul também passou a ter a mesma quantidade de quatro surfistas da Argentina com a confirmação de Diran Zakarian. E os dois novos inscritos para defender a França em Itacaré são Tom Cloarec e Paul Cesar Distinguin.
SHOW DO RAPPA – Além dos seis países acima citados, tem mais cinco que terão um competidor cada. Ryan Bignold é o único representante da Austrália, assim como Oney Anwar da Indonésia, Hiroto Arai do Japão, Marco Giorgi do Uruguai e Noe Mar McGonagle da Costa Rica. O Mahalo Surf Eco Festival será disputado entre os dias 15 e 19 de outubro, começando na terça-feira da próxima semana e terminando no sábado, quando acontece o primeiro grande show do evento em Itacaré, com as bandas O Rappa, Diamba, Massa Sonora e Tuca Fernandes.
Depois de sete anos sem receber uma competição internacional, a bela cidade do litoral sul da Bahia retorna ao calendário da ASP promovendo um dos eventos mais tradicionais do Brasil na atualidade. Esta será a sexta edição do Surf Eco Festival produzido pela Dendê Produções. A primeira foi em 2008 na igualmente paradisíaca Praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte baiano. Na estreia, foram disputadas etapas do WQS masculina e feminina vencidas por dois grandes representantes do Brasil na elite mundial do WCT, Adriano de Souza e Silvana Lima.
Em 2009, o evento mudou para a capital Salvador e, além da prova do WQS, passou a fechar o Circuito Pro Junior da ASP South America, definindo os campeões sul-americanos Sub-20 masculino e feminino e o time para representar o continente no Mundial Pro Junior da ASP . A maioria dos brasileiros que fazem parte do grupo atual do ASP Tour já vestiu a lycra de competição do Surf Eco Festival na categoria para surfistas com até 20 anos de idade, como os paulistas Gabriel Medina, Filipe Toledo, Miguel Pupo e o catarinense Alejo Muniz.
As duas primeiras edições em Salvador aconteceram na Praia da Armação do Jardim de Alah e as outras duas na Praia de Jaguaribe, em frente ao SESC Piatã, onde Bino Lopes conquistou a única vitória baiana na história do evento em 2011. No ano passado, foi a vez do capixaba Krystian Kymerson ganhar o seu primeiro troféu de campeão em etapas do Circuito Mundial da ASP e está confirmado para defender o título em Itacaré. A decisão foi contra outro baiano, Franklin Serpa, que terminou em segundo lugar na despedida do Surf Eco Festival da capital soteropolitana.
PROGRAMAÇÕES EXTRAS – Para marcar a estreia do Mahalo Surf Eco Festival em Itacaré, a Dendê Produções preparou uma agenda especialmente desenvolvida para o público que comparecer na Praia da Tiririca. Várias atividades fazem parte do Programa Socio ambiental apoiado pela Petrobras, como o ECO Mural, coleta seletiva do lixo, exposição de animais taxidermizados e também serão ministradas palestras e haverá exibição de filmes para incentivar a preservação da biodiversidade.
Cerca de 3.000 crianças de escolas municipais de Itacaré e dos distritos de Taboquinhas, Água Fria e da zona rural, vão conhecer de perto um grande campeonato internacional de surfe durante os cinco dias do Mahalo Surf Eco Festival. Eles também vão participar das atividades sócio ambientais e assistir as apresentações de grandes estrelas do surfe brasileiro e de vários competidores de outros países nas ondas da Praia da Tiririca. A parte musical também mereceu uma atenção especial dos organizadores e os shows vão acontecer no dia 19 de outubro com as bandas O Rappa, Diamba, Massa Sonora e Tuca Fernandes.
O Mahalo Surf Eco Festival é realizado pela Dendê Produções com apresentação da Skol e patrocínio da Mahalo, Petrobras, Bahiatursa e Prefeitura Municipal de Itacaré, além do apoio da Backdoor, Instituto de Turismo de Itacaré, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré. O evento é homologado pela ASP South America como uma etapa do ASP World 4-Star com premiação de 95 mil dólares valendo 1.000 pontos para o ASP World Ranking e será transmitido ao vivo pela internet no www.surfecofestival.com.br
RELAÇÃO DOS 116 INSCRITOS DIVIDIDOS POR PAÍSES – por ordem do ranking mundial:
BRASIL – 91 surfistas – Peterson Crisanto-PR (cabeça de chave número 1), Krystian Kymerson-ES (02), Marco Fernandez-BA (03), Jean da Silva-SC (04), Hizunomê Bettero-SP (05), Alex Ribeiro-SP (06), Messias Felix-CE (07), Heitor Alves-CE (08), Bino Lopes-BA (10), Sidney Guimarães-SP (12), Ian Gouveia-PE (13), Jano Belo-PB (14), Halley Batista-PE (15), Deivid Silva-SP (17), Flavio Nakagima-SP (20), Luel Felipe-PE (21), Matheus Navarro-SC (23), Thiago Guimarães-SP (25), Rafael Teixeira-ES (26), Lucas Silveira-RJ (33), Wesley Santos-SP (36), Yago Dora-SC (37), Jihad Khodr-PR (39), Bruno Rodrigues-PE (42), Alan Donato-PE (43), Michael Rodrigues-CE (45), Yuri Gonçalves-SC (46), Cauê Wood-SC (47), Leandro Bastos-RJ (50), Luan Carvalho-SP (51), João Paulo Abreu-SC (52), Alcides Lopes (53), Robson Santos-SP (54), Renato Galvão-SP (55), Ygor Arakaki (56), Dunga Neto-CE (57), Alon Campestrini-SC (58), Cainã Barletta-SC (59), Patrick Korny (60), Gabriel André (61), Aurelio Santana-BA (62), Gustavo Bertotto (65), Gabriel Farias-PE (67), Cesar Aguiar-PE (68), Rhamon Austin-PE (69), Victor Bernardo-SP (70), Thiago Bianchini-SC (71), Frank Cordeiro (73), Marcos Correa-SP (74), Odirlei Coutinho-SP (75), Bruno Galini-BA (76), Kallebe Kymerson-ES (77), Junior Lagosta-PE (78), Ricardo Lima (79), Michel Roque-CE (80), Diego Rosa-SC (81), André Rosario (82), Danilo Costa-RN (83), Franklin Serpa-BA (84), Daniel Silva (85), Iago Silva-BA (86), Italo Ferreira-RN (87), Leonardo Neves-RJ (91), Igor Oliveira (92), Samuel Igo-PB (93), Alan Jhones-RN (94), Yage Araujo-BA (95), Davi Silva (96), Alandreson Martins-BA (97), Artur Silva-CE (98), Victor Ribas-RJ (99), Raphael Seixas-PB (100), Ulisses Meira-PB (103), Matheus Faria-BA(104), Bruno Moraes (105), José Junior-RN (106), Rudá Carvalho-BA (107), Itim Silva-CE (108), Thiago de Souza-CE (109), Ednilson Miranda (111), Ivan Silva (112), Philippe Chagas-CE (113), Wesley Leite-SP (114), Tales Araujo (115), Iann Costa-BA (116) e mais três convidados da organização do evento e outros três indicados pela ASP South America
ESTADOS UNIDOS – 5 surfistas – Kanoa Igarashi (34), Taylor Clark (41), Scott Weinhardt (48), Alex Kamkoff (66) e Ethan Carlston (72)
VENEZUELA – 5 surfistas – Francisco Bellorin (24), Rafael Pereira (44), Colin Saunders (88), Yoyssis Delgado (101) e Korak Tinoco (110)
 
ÁFRICA DO SUL – 4 surfistas – Dylan Lightfoot (16), David Van Zyl (19), Michael February (22) e Diran Zakarian (102)
 
ARGENTINA – 4 surfistas – Santiago Muniz (09), Leandro Usuña (18), Lucas Santamaria (28) e Marcelo Rodriguez (35)
FRANÇA – 2 surfistas – Tom Cloarec (89), Paul Cesar Distinguin (90)
 
INDONÉSIA – Oney Anwar (cabeça de chave número 11)
JAPÃO – Hiroto Arai (27)
 
AUSTRALIA – Ryan Bignold (38)
 
URUGUAI – Marco Giorgi (40)
COSTA RICA – Noe Mar McGonagle (49)

Copyright © 2024 - Comunika