SUL DA BAHIA
Itacaré realizará festa de Iemanjá
Reconhecer que as religiões de matriz africana representam a resistência da tradição, da cultura e da oralidade e ancestralidade e a dedicação de homens e mulheres que fazem essas festas se manterem sempre vivas. É com esse intuito que os povos de terreiros, com o apoio cultural da Prefeitura de Itacaré, estarão celebrando na próxima quinta-feira (2), a tradicional Festa de Iemanjá. No mesmo dia, será inaugurada na Foz do Rio de Contas, a estátua da Rainha do Mar de autoria do artista plástico ilheense Goca Moreno. O monumento possui cerca de 2 metros de altura.
De acordo com a programação, as homenagens a Iemanjá começam logo cedo, às 5 horas da manhã, com a tradicional alvorada e o padê de Exu. Seguindo com a cerimônia de inauguração da estátua de Iemanjá às 10 horas. Às 13 horas será o encontro dos terreiros na Praça do Fórum para darem início ao cortejo. Às 14 horas será iniciada a cerimônia religiosa com a realização do Xirê na Praça do Canhão. Às 16 horas será a vez da organização dos balaios, retirando da Colônia Z-18 para levar aos barcos. A saída dos barcos será às 16 horas. A festa continua às 16h30 com show ao vivo. E às 17h30 com o Samba de Terreiro.
Aprovada e sancionada pelos poderes legislativo e executivo municipal, a lei que incluiu a Festa de Iemanjá no calendário oficial de eventos religiosos e populares do Município de Itacaré, considera o evento como de fundamental importância para a valorização, divulgação, democratização e manutenção dos saberes ancestrais do culto afro-brasileiro, reunindo pessoas de todas as partes do mundo em torno de uma orixá de origem africana, contribuindo com o combate ao racismo religioso e o fortalecimento cultural do município. Além de servir como uma referência para as futuras gerações, com seus cantos e rezas ancestrais, seus toques de instrumentos sagrados e a sua forma de arrumar e de arriar as oferendas no mar para mãe de todos os orixás.
Segundo a tradição, Iemanjá é considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada. Iemanjá é a rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares e protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.