Itacaré
Itacaré tem três casos de pacientes curados de coronavírus
O isolamento social e o cumprimento das recomendações da Organização Mundial de Saúde foram fatores determinantes para que três pacientes confirmados com o cororonavírus em Itacaré ficassem curados da doença. Com 10 casos registrados no município desde o início da pandemia, Itacaré, que foi uma das primeiras cidades a adotar as regras de restrição do comércio e isolamento social, possui três pessoas que passaram pelas agonias de ser portador da doença e que venceram a Covid 19.
O primeiro caso de cura foi o da dona de casa Maria Amélia Dias de Oliveira, que contraiu a doença no Hospital Regional Costa do Cacau, enquanto cuidava do pai, Hélio Ramos de Oliveira, internado com problemas renais. Emocionada, Dona Maria Amélia falou da fé e do apoio que recebeu durante o isolamento, fatores que ajudaram a seguir em frente e vencer a Covid 19. O pai de Dona Maria Amélia, que foi o primeiro a contrair a doença, também já está curado do coronavírus.
Outro caso de cura em Itacaré é o do pescador Carlos Alberto Almeida Silva, mais conhecido como Cau, que depois de mais de 15 dias em isolamento social, voltou a ter a alegria da vida e poder abraçar a todas as pessoas que amam. Na saída Cau foi recebido com festa pelos filhos e pela equipe da Prefeitura de Itacaré que durante todos esses dias estiveram ao lado do pescador orientando sobre a sua saúde e trazendo mensagens de força e perseverança.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, comemorou a vitória dos pacientes que venceram a luta contra o coronavírus e afirmou que nos próximos dias os outros moradores que estão com a doença e em isolamento social também sairão vencedores, curados e prontos para retornar às suas atividades normais. Todos os casos registrados, segundo o prefeito, estão sendo monitorados pela equipe de Saúde da Prefeitura de Itacaré e recebendo os devidos cuidados e atendimentos.
E para evitar o surgimento de novos casos, proteger a população e evitar a proliferação do Covid 19 o prefeito de Itacaré publicou na última sexta-feira novas medidas que determinam o toque de recolher das 21 horas até as 05 da manhã, prevê o fechamento das barreiras sanitárias e o acesso à cidade à noite e garante o funcionamento apenas dos serviços considerados essências, que são as atividades indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
De acordo com o decreto, fica proibida a circulação de pessoas nas vias públicas, das 21 horas às 05 da manhã, com exceção dos profissionais de segurança pública, de saúde, bem como pessoas em situação de urgência ou emergência médica e a quem estiver prestando socorro. A barreira sanitária situada no quilômetro 06 será fechada das 22 horas às 06 da manhã, sendo permitido o trânsito de profissionais de segurança pública, de saúde, bem como pessoas em situação de urgência ou emergência médica e também a quem estiver prestando socorro.
O funcionamento das atividades e serviços essenciais poderá ocorrer somente das 05 às 19 horas, com exceção das atividades de atendimento de urgências e emergências à saúde e, nesse caso até às 22 horas, sempre com adoção de medidas de prevenção ao contágio do Covid-19.