Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano, morreu nesta quinta-feira (5/12) aos 95 anos em casa, em Johannesburg, informou o atual presidente sul-africano Jacob Zuma em mensagem à Nação.
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, lutou contra o apartheid
Ele ficou preso por 27 anos, durante sua luta contra o apartheid no país, lutando pelos direitos dos negros e contra a segregação racial. A confirmação oficial foi dada pelo atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, nesta quinta-feira (5/12). “Agora, ele está descansando. Agora, ele está em paz”, Zuma disse. “Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai”.
A saga de um herói
Importante líder político da África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Formado em Direito, ele foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. A luta contra o apartheid foi o grande marco de sua vida, ao lutar contra este regime de segregação que obrigava os negros do país a viverem separados dos brancos, que controlavam o poder. A população negra não tinha qualquer direito político, econômico ou social até então.
Ainda quando era estudante de Direito, Mandela iniciou a luta contra o regime. No ano de 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano. Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento antiapartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista. (Itacaré Urgente)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login