ESPECIAIS
Ubaitaba: Pacientes reclamam de atendimento no hospital.
Até o momento a população Ubaitabense e regional permanece insatisfeita com o atendimento médico do Hospital São Vicente de Paulo (H.S.V. P) apesar da empresa Qualy Mais Saúde ter assumido desde dezembro do ano passado com a promessa de renovar totalmente aquela unidade hospitalar.
A falta de medicamentos e de médicos no hospital é o que mais incomoda a quem precisa de atendimento. Além dos atrasos no pagamento do funcionalismo são algumas das reclamações constantes de quem usa ou trabalha no Hospital de Ubaitaba. Por isso, procuramos a presidência do Hospital atual para nos dar a sua versão dos fatos. Já que as reclamações já se tornaram comum na cidade.
A Reportagem do Ubaitaba.com esteve com o Sr. Juscelino Quinto presidente da Qualy Mais Saúde, atual diretoria do Hospital São Vicente de Paulo.
No início da conversa ele fez questão de ressaltar que ao assumirem o hospital eles encontraram quase fechado, sem medicamento, salários atrasados há meses, e sem médicos diariamente e isso foi um problema a ser resolvido.
Mas todos nós sabemos que a empresa ao assumir o Hospital já havia firmado compromisso em assumir as dívidas e regularizar todas as pendências financeiras já que a ideia de revigorar o hospital também passava por essa premissa.
Juscelino afirma ainda que sabia de toda a situação e que eles estão pagando uma divida de aproximadamente 30mil reais que seria um empréstimo que a antiga gestão fez com um banco. Segundo ele não pagou, não foi investida no hospital e não sabem onde foi parar. “É a respostas que todos nós queremos.” Enfatiza.
Mas o que dizer sobre o atraso do salário dos funcionários que estão todos os dias trabalhando para manter o hospital funcionando?
“O H.S.V. P é uma entidade que necessita de recursos governamentais, se o repasse não for feito para nós não tem como realizar o pagamento dos salários. E o Estado está atrasado com o nosso hospital, porém os pagamentos que já foram efetuados até agora só foram realizado porque pagamos com recursos próprios.” Responde.
A comunidade de Ubaitaba reclama sobre o atendimento que não é realizado corretamente no hospital, é verdade que falta médico e medicamentos nesta unidade?
“Todos os dias da semana encontram-se médicos na entidade é realizado na base 150 atendimentos diários, três dias da semana são médicos da cidade e o restante da semana são profissionais de outras localidades. Como é que falta médico no hospital?” Questiona.
Propostas para o futuro
Juscelino aproveitou para falar das suas propostas para o futuro do Hospital de Ubaitaba.
As más condições físicas do H.S.V. P é algo que incomoda qualquer um que veja essa unidade de saúde, existe reforma prevista?
“A recuperação vai ser feita” foi à frase dita de imediato por Juscelino. “Queremos reformar todo o ambiente, recuperar a área que foi abandonada”. A área que ficou conhecida por elefante branco. “Vamos construir uma ala para atendimentos particular. Novas especializações estão sendo buscadas para a unidade, atendimentos como Pediatria, Cardiologia e Oftalmologia para o desenvolvimento do trabalho no hospital.” Continua.
Desejamos a parceria com a prefeitura de Ubaitaba para por em prática as ideias que nos foram sugeridas pelo o governo, uma delas será a de criarmos uma sala de estabilização, onde será feito todo o atendimento necessário em casos graves, mesmo que o paciente tenha que ser transferido da unidade, mas terá ao menos os cuidados básicos emergência, concluiu Juscelino.
Pacientes discordam da versão da direção do hospital
São eles os mais prejudicados dessa história, pois não se tem hora marcada para adoecer, as enfermidades não esperam até o momento que poderá aparecer remédios e médicos, por isso que mesmo com todas as explicações dadas pelo o presidente fica difícil manter o mesmo pensamento entre os pacientes.
No momento em que a reportagem do Ubaitaba.com se encontrava no hospital, por exemplo, um paciente esperava há horas pelo atendimento. A realidade pareceu bastante diferente da informada pela direção. Já que o paciente reclamava a todo o momento de dores e da demora no seu atendimento.
Frequentemente se ouve reclamações de pacientes que por algum motivo não foi atendido ou não foi medicado por falta de remédio no Hospital São Vicente de Paulo. Aguardamos soluções urgentes já que a sociedade de Ubaitaba não aguenta mais esperar para voltar a ter um bom hospital, não importa se para isso seja necessário intervenção da prefeitura local, sociedade civil organizada, Legislativo ou mesmo do Estado. Se a empresa diretora vai precisar operar com o atendimento particular também, o que importa para todos nós é que o Hospital esteja disponível e funcionando corretamente no momento em que mais precisamos.
É claro, torcemos para que a empresa Qualy Mais Saúde consiga sim administrar bem o hospital porque com certeza a torcida de todos nós é positiva, mas não podemos nos calar para situações desagradáveis para a nossa comunidade, afinal somos a voz da Sociedade.
Reportagem e fotos: Thácia Janaína/ Ubaitaba.com
Você precisa estar logado para postar um comentário Login