Conecte-se conosco

News

Prefeito anuncia novidades no sistema de transporte coletivo em Itabuna

Publicado

em

Instalar GPS para controlar os roteiros e horários dos ônibus, conceder meia-passagem aos domingos, construir uma estação de transbordo. Essas são algumas das exigências para a nova empresa que assumir o transporte coletivo em Itabuna.

Foto Ilustrativa

Foto Ilustrativa

O processo licitatório foi iniciado ontem (15), no gabinete do prefeito Claudevane Leite, com a criação de uma Comissão Especial para abrir os trabalhos, na modalidade Concorrência Pública. A vencedora terá a concessão pelos próximos dez anos, prorrogáveis por igual período.

Durante entrevista coletiva, acompanhado do vice-prefeito Wenceslau Júnior, do secretário de Transporte, Clodovil Soares, e do presidente da Câmara, Aldenes Meira, o gestor não informou o prazo para conclusão da concorrência. Disse apenas que pretende terminá-la “o mais rápido possível”. Além disso, esclareceu que está sendo encomendado um estudo de tarifa, cujos resultados também serão informados na licitação.
Vane lembrou que a passagem em Itabuna não sofre reajuste há cinco anos. Questionado, então, pelo Diário Bahia se a nova empresa poderá aumentar imediatamente, ele adiantou que o preço terá o referido estudo como parâmetro. “Esperamos que a empresa vencedora até diminua a tarifa”, afirmou.
Novas regras
Clodovil Soares, por sua vez, argumentou que o incremento da demanda, inclusive com a chegada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e os condomínios do Minha Casa, Minha Vida, já justifica novas regras e modernização do sistema de transporte. Citou, por exemplo, a necessidade de mais 16 ônibus ou a própria estação de transbordo.
O vereador Aldenes Meira mencionou o projeto de autoria dele, que prevê a meia-passagem aos domingos. Esse foi, inclusive, um ponto citado pelo prefeito Claudevane Leite como integrante do processo licitatório, assim como a estação. “Não abriremos mão que a empresa ganhadora construa uma estação maior e outras menores em alguns bairros”, reforçou Vane.
A expectativa é de ampla concorrência, já que também foram convidadas empresas de São Paulo e Salvador. Segundo o gestor, não está fechado o espaço para as atuais viações participarem, desde que atendam às exigências previstas. (diariobahia)

Copyright © 2024 - Comunika