SUL DA BAHIA
Prefeitura de Itacaré realiza tradicional desfile da Independência do Brasil em Taboquinhas
Buscando fortalecer e manter a tradição dos atos cívicos realizados todos os anos no município, a Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (06), o Desfile Cívico em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil com o tema “Um mundo sustentável: repensar, reutilizar, reduzir e reciclar”. Um momento especial para a população de Taboquinhas, que saiu às ruas para prestigiar as escolas que desfilaram .
Os colégios municipais, dentro do tema principal, desenvolveram seus subtemas, abordando a temática lixo e reciclagem, procurando sensibilizar a comunidade que assistia ao desfile sobre a importância da redução do consumo, reutilização e reciclagem de materiais. O desfile também contou com os conhecidos personagens da cultura brasileira, destaque para a história do Brasil, colonização, misturas de raças, indígenas, brancos, negros, dentre outros temas abordados no desfile.
O sentimento de todos os presentes, principalmente dos organizadores, é que o 7 de setembro não é apenas uma data cívica para cumprir o calendário escolar, mas que serve também para levar informações, conhecimentos e valores.
“Todos os anos realizamos o desfile em homenagem a Independência do Brasil. Quero aqui agradecer e parabenizar toda a equipe da educação e também todas as escolas de Taboquinhas pelo esforço e dedicação para que o desfile desse certo”, agradeceu a subsecretária de educação, Alessandra Gama.
O desfile contou com a participação da Banda Musical de Taboquinhas (BAMUTA) que, mais uma vez, fez uma participação impecável, conduzindo o desfile a todo momento e realizando uma linda apresentação no final.
Além da beleza de todos os personagens, também chamaram a atenção do público, os objetos e roupas construídos a partir de materiais recicláveis, que deram ao 7 de setembro uma importância ainda maior.
As comemorações tiveram início em frente à Escola Padre Edgar e percorreram as principais ruas do distrito, com fim na Praça Landulfo Ribeiro, onde as escolas se apresentaram e foram entoados o Hino Nacional e o da Independência.
História
A Independência do Brasil é um marco nacional, devido ao dia 7 de setembro de 1822, que foi quando o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo. D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil, em dezembro de 1822.