Conecte-se conosco

News

SECRETARIA DE SAÚDE FAZ BALANÇO POSITIVO NOS PRIMEIROS MESES DE GESTÃO

Publicado

em

O que foi encontrado?

Uma transição incompleta em que não houve a entrega satisfatória de documentos, dados, relatórios, além da defasagem de anos na alimentação dos Sistemas de Informação, atenção farmacêutica pendente – o que impede a aquisição de medicamentos essenciais à saúde e uma lista imensa de ingerências administrativas que atrapalharam o andamento do processo.

O panorama geral era de uma Secretaria de Saúde sem comando, com uma atenção básica sucateada e postos de saúde abandonados. Atendimento odontológico estagnado há 1 ano, com equipamentos destruídos, carros depredados, sem condições de fazer viagens intermunicipais, conselho de saúde fantasma, almoxarifado saqueado, enfim, a nova gestão já começou alguns passos atrás da linha de partida.

As primeiras medidas

A Secretária de Saúde Dra. Tamires Sampaio juntamente com sua equipe fizeram um balanço positivo desses primeiros 100 dias de governo na Saúde. A estrutura da secretaria passou por uma reformulação com extinção de cargos, contenção de recursos e adequação de funções. De acordo com a secretária “à folha da Secretaria de Saúde (SESAU) é a mais alta do município e com certeza é a pasta mais requisitada principalmente pelos mais necessitados, por isso é importante a racionalização dos recursos e a garantia de que será usado em prol da população mais carente” ressaltou.

O Enfrentamento do COVID

Segundo a secretária umas das prioridades emergenciais de sua gestão é o combate ao Covid e para isso sua primeira iniciativa foi unir os segmentos sociais no combate a pandemia e ainda a revitalização do CT Covid, que foi encontrado abandonado, apenas com a estrutura física e algum enfermeiro e técnicos do hospital e hoje conta com atendimento médico diário e de qualidade e com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta (Lino Paraiso) psicólogo (Flavia Goiabeira) e Assistente social (Laryssa Alves). Foram comprados testes, insumos, equipamentos como termômetros digitais, oxímetros e EPIS e além disso, campanhas educativas e de conscientização, bem como a atuação das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica junto ao comércio, bancos e bares tem sido a tônica no combate a propagação da doença. Recentemente o prefeito Bêda anunciou que Ubaitaba foi contemplado com um PA Covid – com verba de incentivo e equipamentos como ventilador mecânico e leito de estabilização.

A Vacinação Bateu Meta

Na imunização rede de frios está sendo organizada – uma novidade para o município. As vacinas eram armazenadas no posto do centro na mesma sala de vacinação, agora serão acondicionadas em uma sala especifica apenas para armazenagem, com todo aparato necessário. Já em relação a vacinação contra COVID – 19, as metas semanais estão sendo alcançadas e o município nunca perdeu nenhuma nova remessa da vacina. “Estamos em plena campanha para maximizar o numero de vacinados, seguimos rigorosamente as recomendações do estado e esperamos bater todas as metas para livrar nosso povo desse mal.” Disse a secretária.

A vigilância Epidemiológica

Foi solicitado junto a DIRES e realizado em parceria com o município o Curso de Agente de Endemias e o treinamento do novo laboratorista do município. A equipe da vigilância epidemiológica vem elaborando estratégias de combate à dengue e esquistossomose com base em campanhas educativas e ações de controle de vetores.

Atendimento Médico e de Especialistas e Realização de Exames na Atenção Básica

A atenção básica também é prioridade da secretaria de saúde. Foi realizada contratação de médicos clínicos e especialistas para cobrir o território municipal. Atualmente o Centro de Saúde conta com atendimento especializado de médicos renomados a exemplo do Pediatra – Dr. Isravan Barcelos, do Cardiologia Dr. Adrian Calazans e do ginecologista e Obstetra Dr. Claudio Rocha, além da experiência do clinico Dr. Dinovaldo de Sena. São realizados exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, colposcopia e preventivo ginecológico. No bairro Armandão (há 3 meses sem médico) o Dr. Antônio Castro realiza atendimentos, prescreve, solicita exames e faz visitas domiciliares. Na zona rural houve recuperação das unidades básicas (antes abandonadas) como do Caguinhos e Melos e a ampliação do horário de funcionamento destas unidades.

A Humanização e Atendimento às Demandas da População

A secretária ainda acrescentou que preza pela humanização em todos os setores da secretaria e isso é sua regra de ouro. Já se pode observar uma diminuição na fila da regulação, otimização na marcação de exames, procedimentos e cirurgias em tempo hábil e afirmou estar lutando junto ao prefeito Bêda por uma solução a curto e médio prazo para assistência hospitalar do município. “O povo ubaitabense merece uma assistência hospitalar de qualidade e essa luta é histórica. Sabemos que não é fácil, mas juntos estamos estudando a melhor saída para resolver o problema!” Completou.

O Compromisso Com o Trabalho

Ainda de acordo com Tamires o controle rigoroso do combustível e das contas públicas, o estímulo a união, ao trabalho em equipe, a produtividade, ao profissionalismo e a valorização do servidor público, bem como a conservação do patrimônio e a promoção da saúde com equidade, integralidade e universalidade serão prioridades simples, porém importantes e norteadoras de uma gestão estratégica e acima de tudo, humana.

Continue Lendo
Publicidade

Copyright © 2024 - Comunika