Conecte-se conosco

BRASIL & MUNDO

STF pode decidir hoje sobre sigilo da lista de políticos da Lava Jato

Publicado

em

Pedidos de inquérito estão sob segredo de Justiça.
São 28 pedidos de abertura de inquérito sobre 54 pessoas.

Esquema da operação lava jato.

Esquema da operação lava jato.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode decidir nesta sexta-feira (6) se derruba o segredo de justiça dos pedidos de inquérito feitos pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, para investigar políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

Janot entregou na terça-feira (3) ao STF 28 pedidos de abertura de inquérito referentes a 54 pessoas, entre autoridades e pessoas sem foro privilegiado. Em cada peça, Janot requer a derrubada do segredo de justiça. Caberá ao ministro Zavascki decidir se revela ou não quem são os investigados.

 Os pedidos de investigação se referem a 54 pessoas, entre autoridades e suspeitos sem prerrogativa do foro no STF. Além disso, foram protocoladas sete solicitações de arquivamento. Todos esses documentos ocupam cinco caixas entregues no gabinete de Zavascki.

Segundo o Jornal Nacional revelou nesta semana, os nomes do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estão entre os pedidos de abertura de inquérito.

Ainda de acordo com o JN, o procurador pediu o arquivamento de investigações contra o senador Aécio Neves (PSDB). Segundo o jornal “O Globo”, o mesmo foi feito no caso da presidente Dilma Rousseff (PT).

Análise dos pedidos
Apesar da intenção de concluir a análise das petições ainda nesta semana, o ministro participou de sessão do plenário do Supremo nesta quinta (5) e participará nesta sexta (6) pela manhã, o que pode retardar o trabalho. (G1)

Ubaitaba.com – Sempre Atualizado!

 

Copyright © 2024 - Comunika