Moradores de diferentes localidades de Itacaré participaram na manhã desta segunda-feira da festa em louvor a Bom Jesus de Taboquinhas, padroeiro do distrito. Os festejos foram iniciados às 5 horas da manhã com a tradicional alvorada que contou com a banda musical passando pelas ruas do distrito anunciando a festa. Às 10 horas foi celebrada a missa festiva pelo bispo Dom Mauro Montagnolli, pelos padres Ednaldo Cardoso e Núncio Sampaio e pelos diáconos Nelson Lira e Marcos, seguindo com procissão e benção do Santíssimo Sacramento.
Os festejos em louvor ao Bom Jesus de Taboquinhas contaram de dez dias de uma intensa programação religiosa e dançante, incluindo novenário, missas, quermesse, procissão, alvorada, louvores e também uma seresta beneficente. Um dos pontos marcantes, segundo destacou o padre Ednaldo Cardoso, foi a participação efetiva da comunidade em todas as noites das novenas e também no dia do glorioso Bom Jesus, o que reforça a cada dia a fé dos cristãos.
A festa religiosa contou com a participação do prefeito Antônio de Anízio, do vice Genilson Souza, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, antigos moradores de Taboquinhas e do deputado estadual Rosemberg Pinto, que destacou a importância de se manter a tradição religiosa. O prefeito Antônio de Anízio ressaltou a tradição da festa de Taboquinhas e a importância da comunidade permanecer na fé, manter a cultura do distrito e seguir o exemplo e os ensinamentos do Bom Jesus.
HISTÓRIA – Segundo relatos de moradores antigos do distrito, “Bom Jesus” passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio e um grupo de amigos bem próximos foram à pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade.
Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia da festa na Lapa, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas. E assim a tradição permanece viva, com festejos todos os anos, contando com nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.
You must be logged in to post a comment Login