Conecte-se conosco

ENSAIOS E ENTRETENIMENTO

Telma Alvarenga: pesquisa revela que homens têm mais medo de sofrer de impotência do que de câncer

Publicado

em

Qual é a maior preocupação dos homens de Salvador, em relação à saúde: ter problemas de ereção ou câncer? Apostou na segunda opção? Sabe de nada, inocente…RTEmagicC_colunavip_17.07_01

A maioria teme mais a disfunção erétil (43%) do que do câncer, em geral (12%). A revelação é de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia em parceria com a Bayer.

O baiano só não tem mais medo de ficar impotente do que de ser traído pela mulher. Ao responder à pergunta ‘Qual o seu maior receio?’, 42% dizem que é ser traído pela esposa ou pela namorada. ‘Ficar impotente’ foi a resposta de 23% dos entrevistados. Um número maior do que o dos que citaram “perder o emprego” (20%) ou “ser assaltado” (15%).

A pesquisa também mostra que os homens negligenciam a própria saúde. Na capital baiana, 53% admitem não consultar um urologista ou cardiologista regularmente. “Para piorar o quadro, a maioria deles é bastante resistente a realizar periodicamente o exame de toque, com medo de perder a virilidade”, diz o urologista Helder Coelho Porto.

Tem mais…

O estudo foi feito com 3.500 homens, com mais de 40 anos de idade, em sete cidades: além de Salvador, Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Porto Alegre. Foram 500 entrevistados em cada capital. No geral, o medo da impotência ficou em primeiro lugar, citado por 28% dos que responderam ao questionário como o maior temor.

O câncer lidera como a principal preocupação entre “os problemas de saúde que podem afetar a vida dos homens ao longo do tempo”: câncer em geral (20%), de próstata (10%) e de fígado (5%). A disfunção erétil, fantasma que assombra 43% dos baianos, na média do país aparece como o “maior receio” de 16% dos homens.

Chapada musical

O maestro Eduardo Morelenbaum vem à Bahia para participar da 6ª edição do Festival Vozes na Chapada, que acontece entre 31 de julho e 3 de agosto,  em Mucugê, na Chapada Diamantina. Ele fará uma palestra, no dia 1º, sobre corais de empresas. Irmão do violoncelista Jaques Morelenbaum, Eduardo se dedica a reger esse tipo de coral desde os anos 90.

Isso paralelamente ao seu trabalho como tecladista, saxofonista, compositor e arranjador. Ele já tocou com os Titãs, integrou a banda de Gal Costa e entrou em estúdio com cantores como Caetano Veloso, Chico Buarque , Gilberto Gil, João Bosco, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto…

Aliás…

A aula do maestro é voltada tanto para regentes e cantores quanto para empresários. “O coral é uma ferramenta de qualidade de vida, que traz benefícios para as empresas”, diz o carioca. Em Mucugê, ele também comandará uma oficina, com exercícios de voz e expressão corporal. Além disso, regerá o último concerto do festival, com todos os coralistas. “Vamos juntar os participantes do festival em uma música africana, Amavolovolo, que é de tradição Zulu”.

Para completar…

Eduardo Morelenbaum foi convidado para fazer arranjos de cordas para a trilha incidental de Império, próxima novela das 21h, da Globo,  que estreia segunda-feira. “Já fiz trabalhos para mais de 30 folhetins da emissora”, conta. “Agora, gravei músicas para vários climas diferentes, como romance, emoção, suspense, comédia…”.

Filha de peixe…

Neta de Daniela Mercury, filha dos cantores Tais Nader e Gabriel Povoas, Clarice Nader Povoas não demorou muito para exibir seus dotes artísticos. Aos 5  anos, ela participa do CD infantil Playgrude, que tem produção musical de Marcela Bellas. A pequena divide o microfone com a mãe nos vocais da música Recicle. Um dos trechos diz: “Entre, faça um brinquedo/ Com lata, cola, papelão/ Pincel, tesoura, tinta, papel e cordão/ Venha, recorte uma estrela”.

Marcela assina as composições do álbum, em parceria com Helson Hart. Mas não canta no disco, que terá participações de artistas como Dão e Nancy Viegas. Clarice não só entrou em estúdio como vai pisar no mais importante palco da cidade, o do Teatro Castro Alves. Ela se apresenta com a mãe no show de lançamento do projeto, marcado para 19 de outubro.

Dueto com o ídolo

Herbert Vianna participa do novo CD de Thathi. A roqueira e o líder dos Paralamas do Sucesso dividem o microfone em Não Sei Se te Contei, composta pela baiana em parceria com J. Velloso.

“Ter meu ídolo ali tão pertinho da minha música, cantando o que escrevi, o que senti, vivendo as minhas emoções, é indescritível”, derrete-se. Outra convidada é Isabella Taviani. Thathi assina a produção musical do álbum ao lado de Ricardo Feghali, do Roupa Nova, que toca teclado em todas as faixas. O disco será lançado em novembro.

Vovô Zeca

Olha só a cara de vovô coruja de Zeca Pagodinho. O sambista aproveitou os mais de 30 dias de férias para curtir os netos, Noah, 4 anos, e Catarina, a mais nova integrante da família, de um mês. O descanso também rendeu três novas composições, com os parceiros Arlindo Cruz e Jorge Aragão. Mas o dolce far niente está perto do fim. O carioca canta, dia 2 de agosto, no Samba Salvador, no Wet’n Wild. (Correio da Bahia)

Copyright © 2024 - Comunika