GIRO DE NOTÍCIAS
Terceira edição do Festival de Cultura Quilombola foi realizada em Itacaré
Durante quatro dias a cidade de Itacaré foi palco da terceira edição do Festival de Cultura Quilombola, um evento realizado pelo Conselho Quilombola Municipal e apoiado pela Prefeitura de Itacaré.
O objetivo do evento é promover e divulgar a cultura quilombola no município, dando visibilidade e reconhecimento aos povos tradicionais, além de manter viva a tradição dessas comunidades tão importantes na construção do país.
O Festival contou com uma programação recheada de tradição; com discussões, apresentações culturais, música, oficinas e o lindo desfile da beleza quilombola.
A abertura do evento aconteceu na última quinta-feira (17), com as apresentações do Samba Duro, Bicho Caçador e um grande show do Músico Zalela, que agitou a galera na Praça São Miguel.
O segundo dia foi voltado para as discussões, debates, palestras e rodas de conversa, que abordaram temas como: Saúde, educação e preservação da cultura quilombola na atualidade, momentos que levaram o público à reflexão sobre os povos tradicionais.
O terceiro dia contou com oficinas e cozinha show com apresentação de pratos da culinária quilombola. Durante à noite, teve música com o cantor Marcelinho do Samba. Já no domingo (20), que também se comemorou o dia da Consciência Negra, os festejos foram fechados com chave de ouro, teve os pratos típicos; Caruru e Sarapatel, e música com a Banda Brilho Negro. Mas não parou por aí, para abrilhantar ainda mais o evento, aconteceu o desfile da beleza negra quilombola e um grande show da banda ilheense, Orquestra Gongombira.
O Prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, declarou que o evento foi espetacular. Segundo o gestor, apoiar os povos tradicionais é uma alegria e faz bem para o município valorizar seus povos originais. “Os povos quilombolas podem sempre contar com o apoio da nossa gestão, e em 2023 vamos realizar algo ainda maior, se esse ano foi bom, o próximo será muito melhor “, ressaltou o prefeito.