Conecte-se conosco

BRASIL & MUNDO

Com 99% das urnas apuradas o resultado aponta 2º turno entre Dilma e Aécio

Publicado

em

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o candidato Aécio Neves (PSDB) se enfrentarão no segundo turno na disputa pela Presidência da República.

Marina Silva (PSB), segunda colocada durante boa parte da campanha eleitoral, é terceira colocada e ficará de fora.

84,36% das urnas apuradas: Resultado aponta 2º turno entre Dilma e Aécio

Com 99% das seções apuradas Dilma tem 41,59%dos votos e Aécio Neves33,55%confirmando assim o 2º turno no Brasil. Marina Silva ficou com 21,32% dos votos válidos. Nesse cenário, PT e PSDB disputarão o segundo turno das eleições presidenciais pela quarta vez consecutiva. Desde 2002, os partidos sempre duelaram no segundo turno, com vitórias dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin.

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e o senador Aécio Neves (PSDB) disputarão o segundo turno da eleição presidencial em 26 de outubro. O candidato tucano ultrapassou a ex-senadora Marina Silva (PSB) na reta final da campanha.

Aécio aparecia em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto até a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, candidato pelo PSB, em um acidente aéreo em Santos, no litoral paulista, em 13 de agosto.

Marina passou, então, de vice a cabeça de chapa do PSB e logo tomou o segundo lugar do tucano na preferência dos eleitores. A ex-ministra do Meio Ambiente chegou a ficar tecnicamente empatada com Dilma em primeiro lugar no começo de setembro.

Alvo de ataques da petista e do tucano, Marina perdeu terreno e acabou superada por Aécio. O empate técnico entre os dois, que marcou o início da virada de Aécio, foi registrado pela primeira vez na pesquisaDatafolha divulgada na última quinta-feira (2).

Com a virada na reta final, o senador mineiro evitou um fiasco histórico para o PSDB. Fundado em 1988, o partido só saiu derrotado da disputa presidencial no primeiro turno em 1989 – na ocasião, o candidato tucano era Mário Covas.

O segundo turno está marcado para o dia 26 de outubro, o último domingo do mês. No horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, o tempo dos programas será dividido igualmente entre as candidaturas. Cada uma terá dez minutos por edição. (G1)

 

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika