Conecte-se conosco

COBERTURA DE EVENTOS

Itacaré: O Mahalo Surf Eco Festival começa nessa terça-feira (15).

Publicado

em

Começa nesta terça-feira (15) o tão sonhado e esperado Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca em Itacaré. Com mais de cem surfistas de dez países inscritos na penúltima etapa do ASP World 4-Star do ano, foi dividido em três fases com dezesseis baterias cada.

Bino Lopes faturando o título do Surf Eco Festival 2011 (Foto: Fabriciano Junior / Dendê Produções)

Bino Lopes faturando o título do Surf Eco Festival 2011
(Foto: Fabriciano Junior / Dendê Produções)

Os mais bem colocados no ranking mundial só entram na terceira, quando começa a ser distribuída a premiação de 95 mil dólares para 64 participantes do evento. O campeão será conhecido no sábado e a vitória vale 15 mil dólares e 1.000 pontos para o ASP World Ranking.

O evento inédito do Circuito Mundial masculino em Itacaré só começa terça-feira, mas a enorme arena do Skol apresenta Mahalo Surf Eco Festival já foi inaugurada no fim de semana com uma etapa do Circuito Baiano Profissional. E com uma nota 10 na bateria final, o atleta da equipe Mahalo que conquistou a única vitória baiana nos cinco anos de história do Surf Eco Festival, já festejou um título no domingo na Praia da Tiririca, Bino Lopes.
Ele enfrentou o mesmo cearense Michael Rodrigues que derrotou na decisão de 2011 na Praia de Jaguaribe, em Salvador. Só que desta vez a bateria foi de quatro competidores, com o baiano de Itacaré, Alandreson Martins, ficando em terceiro e o bicampeão brasileiro Messias Felix, também do Ceará, em quarto lugar. Outros cearenses que chegaram antes na Bahia e tiveram uma boa participação na etapa do Circuito Estadual foram Artur Silva que ficou em quinto lugar nas semifinais e o ex-top do WCT, Heitor Alves, nono colocado nas quartas de final.
Bino Lopes, Messias e Heitor, fazem parte da lista dos 32 principais cabeças de chave que entram somente na terceira rodada do Mahalo Surf Eco Festival. Entre os acima citados, além deles só o também baiano Alandreson Martins, como convidado da Associação de Surf de Itacaré, diferente dos outros que entraram pelo ranking mundial da ASP. Alandreson vai estrear junto com o cabeça de chave número 1 desta etapa, o paranaense Peterson Crisanto, na oitava bateria da terceira fase.
ESTRANGEIROS NO PRIMEIRO DIA – Além de grandes surfistas de vários estados do país, como os campeões brasileiros Messias Felix (CE), Jean da Silva (SC), Renato Galvão (SP), Jihad Khodr (PR), Leonardo Neves e Victor Ribas (RJ), terceiro do mundo no WCT de 1999, um total de 24 estrangeiros de outros nove países vai brigar pelo título do Mahalo Surf Eco Festival em Itacaré. São cinco dos Estados Unidos, cinco da Venezuela, quatro da África do Sul, quatro da Argentina, dois da França, um da Indonésia, um do Japão, um do Uruguai e um da Costa Rica.
Os dois franceses, dois norte-americanos, três venezuelanos e um sul-africano, vão entrar na primeira fase, junto com os brasileiros inscritos com piores colocações no ranking mundial do que os outros 64 participantes divididos na segunda e na terceira rodada da competição. O Mahalo Surf Eco Festival será inaugurado com um confronto brasileiro entre os catarinenses Tiago Bianchini e Diego Rosa e o cearense Adilton Mariano, mas um estrangeiro se apresenta logo na segunda bateria, o sul-africano Diran Zakarian com o potiguar Italo Ferreira e o cearense Artur Silva.
Na terceira acontece a primeira participação da Venezuela, com Colin Saunders enfrentando o sergipano Daniel Silva e o baiano Igor Oliveira. Depois tem o francês Tom Cloarec na sétima bateria com o pernambucano Frank Cordeiro e o cearense Itim Silva e mais dois venezuelanos nas disputas seguintes, Korak Tinoco contra o paulista Odirlei Coutinho e o baiano José Neto na oitava e Yoyssis Delgado contra o potiguar Danilo Costa e o baiano Yagê Araujo na nona.
Na 12ª bateria entra o primeiro norte-americano, Alex Kamkoff, junto com mais dois brasileiros, o cearense Michel Roque e o pernambucano Ivan Silva. Na 15.a estreia o outro francês, Paul Cesar Distinguin, com o baiano Rudá Carvalho e o potiguar José Junior. E mais um norte-americano, Ethan Carlston, foi escalado na 16.a e última bateria da primeira fase que está programada para acontecer nesta terça-feira na Praia da Tiririca.

Copyright © 2024 - Comunika