News
Valença: Vereadores furam a fila da vacinação contra a gripe H1N1
Em meio aos casos de gripe H1N1, que lotam os hospitais e já mataram 14 pessoas no estado, um grupo de vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Valença conseguiu ser vacinado contra a doença, apesar de a maioria estar fora do grupo considerado de risco pelo governo.
O privilégio concedido aos políticos foi confirmado pelo vereador José Reinado Alves Bastos (PHS), o Naldo, que diz não ter sido beneficiado. Segundo ele, grande parte dos 12 vereadores e os cerca de 80 funcionários da Câmara foram imunizados por uma funcionária da Secretaria municipal de Saúde prefeitura na última terça-feira na sede do Legislativo. Naldo disse ainda que mesmo os funcionários que estão no grupo de risco deveriam ter procurado um posto de saúde.
— A Casa bem que poderia adquirir essas vacinas de uma clínica privada e aplicar nos vereadores e não retirá-las de quem realmente não tem condições de comprá-las — disse Naldo.
Procurado, o presidente da Casa, Genaro Rocha (Solidariedade), disse que não foi vacinado e que não sabe informar “o número exato de doses que a Câmara recebeu da Secretária de Saúde do município”.
Segundo o assessor de imprensa da prefeitura de Valença, Marco Abdala, será instaurado um inquérito administrativo para saber quem liberou o lote de vacinas para a Câmara. O secretário de Saúde de Valença será ouvido na investigação.
— Esse inquérito é para descobrir quem enviou as vacinas para a Câmara e quantas doses foram. Na prefeitura, ninguém foi vacinado — disse Abdala.
A vacinação dos vereadores é o principal assunto na cidade nos últimos dias e ganhou as redes sociais. A cidade já registrou uma morte por H1N1. Marcilene dos Santos Jardim, de 47 anos, morreu no último dia 4.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no dia 30 de abril e vai até 20 de maio, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, algumas cidades anteciparam a imunização diante do grande número de casos. Quem não está grupo de risco encontra a vacina por R$ 120 em clínicas privadas.
Em Barra Mansa, a Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Vila Ursulino, onde estão armazenadas as doses da vacina, foi arrombado na madrugada de quarta-feira. O medicamento, no entanto, não foi roubado. Foram levados computadores, um compressor e balanças. (O Globo)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login