BRASIL & MUNDO
Após queimar por dias, navio cargueiro com carros de luxo afunda no Atlântico
Por volta das 6h da manhã desta terça-feira (1º/3) — 9h no horário de Lisboa, em Portugal — o navio cargueiro Felicity Ace afundou no oceano Atlântico. A embarcação estava pegando fogo, à deriva, desde 16 de fevereiro. A informação foi confirmada pela MOL Ship Management, empresa responsável pelo navio.
O Felicity Ace afundou a mais de 400 km da costa das ilhas Azores, na parte norte do oceano Atlântico — e território portugues. O navio saiu da Alemanha e seguia com uma carga de carros para os Estados Unidos.
A embarcação contava com 22 tripulantes, todos foram resgatados do navio bem. A MOL Ship Management não informou as razões nem as condições do incêndio. O cargueiro tinha 650 pés e deixou uma nuvem de fumaça ao longo do Atlântico durante dias. O navio levava cerca de 4 mil veículos, entre mil Porsches e 200 Bentleys
Grupos de proteção ao meio-ambiente se preocupam com a carga de óleo liberada pelo navio e as consequências aos corais da região. De acordo com a ONG Oceana, um navio das proporções do Felicity Ace pode ter até 3 milhões de litros de combustível pesado, além de material elétrico e tinta tóxica.
Na sexta-feira (25/2), a Marinha de Portugal — que ajudava a controlar o incêndio — enviou um grupo de especialistas de helicóptero para avaliar a situação. Segundo informações, o incêndio não aparecia na área externa do navio, contudo, existia “uma alta temperatura na área central” da embarcação.
(Correio Brasiliense)