Política & Políticos
Dilma inicia conversas sobre nova fase do ajuste fiscal
A presidente Dilma Rousseff deu início na manhã de ontem, em reunião com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no Palácio do Planalto, à discussão da segunda etapa do ajuste fiscal. Depois da busca por aumento de receita com reajuste de impostos e corte de gastos, que foi a essência da primeira fase, agora, segundo apurou a reportagem, é hora de iniciar o que estão chamando de segunda fase.
Nesta nova etapa, o governo vai preparar a retomada do crescimento, que consiste em buscar o novo papel do BNDES, já que não haverá mais aportes do Tesouro para o banco, incentivar novos instrumentos de capitalização para fazer a iniciativa privada e as empresas estrangeiras voltarem a acreditar e a investir no País.
Inclui ainda a aceleração na retomada das concessões. “É preciso mostrar que o ajuste do governo não se resume a aumentar imposto e fazer cortes nos benefícios”, informou um interlocutor da presidente. “É preciso informar aos investidores estrangeiros e brasileiros como e quando o Brasil vai voltar a crescer”, informou uma fonte.
A primeira fase, que é considerada a mais difícil pelo governo, já está em andamento. O corte no orçamento, que virá depois da aprovação do texto no Congresso, ainda faz parte desta primeira fase. O governo está convencido de que precisa colocar em prática o quanto antes estas novas medidas para viabilizar o cumprimento da meta de superávit primário 1,2 % do PIB e dar sinais também para as agências de risco.(c0rreio)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login