News
Apesar dos protestos o 33º Congresso Estadual do Comércio Lojista foi um grande sucesso
Comércio Mais Forte e Unido, Brasil mais Desenvolvido foi o tema do 33º Congresso Estadual do Comércio Lojista da Bahia que trouxe como principais palestrantes os jornalistas Caco Barcelos e Armando Avena.
O evento que teve início na quinta feira à noite na AABB de Itabuna, continuou com o Congresso principal na UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz e terminou com outro coquetel no Hotel CanaBrava em Ilhéus, nesta sexta feira (06) às 22 horas.
O 33º Congresso Lojista teve início às 09 horas da manhã com o palestrante Armando Avena que enfatizou sobre A Conjuntura Econômica Nacional e as perspectivas para o comércio baiano. Logo depois houve apresentações da Caixa, com apresentações sobre os programas do Banco para o Fomento aos Negócios às na Bahia,com o palestrante Marcus Vinicius;
O Sebrae também mostrou sua atuação junto às Micro e Pequenas Empresas, através do palestrante Lauro Ramo. Já a RedeCard explanou sobre o Comércio Eletrônico e apontou algumas alternativas para o Micro e Pequeno Empreendedor utilizar meios de pagamentos eletrônicos da rede. A Política Estadual de comércio e Serviços também foi discutida no Encontro, com o palstrante Marcos Almeida, superintendente de Industria e Comércio na Bahia. Já Davidson Magalhães expôs sobre a importância de buscar energias alternativas para ajudar no desenvolvimento do comércio, ele que é o presidente da Bahia Gás.
O palestrante mais esperado do evento foi o jornalista Caco Barcelos que teve início às 15;30 da tarde, após alguns protestos de estudantes que demonstraram-se desfavorável à rede Globo e gritos de ordem, como Fora Rede Globo foram proferidos. Mas ao final, Caco Barcelos apresentou sua palestra e agradou bastante aos presentes, como confirmou a comitiva de Irecê.
Ele falou um pouco de sua história e teceu críticas ao jornalismo atual, que tem se demonstrado muito ligado às fontes oficiais, como de favorecimento à elite, em detrimento das classes sociais menos favorecidas e enfatizou ainda da dificuldade que as classes mais pobres tem para chegar ao topo no mercado de trabalho, aproveitando para chamar a atenção ao comércio baiano: “Já que temos uma oferta de mão de obra, menos qualificada na Bahia, seria importante aproveitar melhor o potencial dos empregados das próprias empresas ao invéis de buscar talentos fora da empresa”. Com isso, ele expôs sobre sua própria trajetória.
Caco Barcelos, em entrevista a Aleilton Oliveira do Ubaitaba.com e Itacaré Urgente, comentou sobre os protestos no início do sua palestra:
“Acho bastante positivo os protestos, até porque o Brasil está fazendo isso agora, vemos jovens politizados, jovens mais preocupados com o futuro do país, o Brasil precisa disso, precisa se transformar, precisamos de uma nação mais justa.”
O presidente do CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, avaliou como um grande sucesso o evento, porque o network (rede de experiências) que foi criado a partir desse evento para os participantes foi muito importante, além das palestras apresentadas como muito esclarecedoras para o comerciante que precisa tanto de orientação. E aproveitaou para convidar os comerciantes novamente para participar do próximo encontro que será na Costa do Sauípe no próximo ano. Finaliza.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login