Home 10 UBAITABA 10 Rio das Contas

Rio das Contas

Rio de Contas margeia e divide as cidades de Aurelino Leal e Ubaitaba.

Da região mais alta do nordeste brasileiro, a Serra da Tromba, na Chapada Diamantina, desce o Rio das Contas em direção ao Oceano Atlântico, onde deságua depois de percorrer 620 Km e banhar diversos municípios, dentre os quais: Piatã, Abaíra, Jussiape, Ituaçu, Tanhaço, Contendas do Sincorá, Maracás, Jequié, Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal e Itacaré. Inicialmente, desenvolve-se o curso de águas límpidas e cristalinas pelos gerais, onde nasce outros grandes rios e forma-se um importante divisor de águas. Ao penetrar na região semi-árida dos planaltos rebaixados começa a receber contribuição de importantes afluentes, como os rios: Brumado e Gavião, pela margem direita, e Ourives e Sincorá, pela margem esquerda. A jusante da cidade de Jequié, na faixa de transição das regiões semi-úmidas, recebe contribuições de vários rios perenes de médio e pequeno portes, com destaque para o Rio Gongogi.

A Bacia Hdrográfica do Rio das Contas, a maior dentre as totalmente baianas, ocupa uma área de 51.334km2 que corresponde a 10,2% do território estadual.

Engloba 63 municípios, pertendentes a seis diferentes microrregiões homogêneas, com uma população de aproximadamente 1.500.000 habitantes. Está localizada na porção centro-sul da Bahia e limita-se com as Bacias do Paraguaçu e Recôncavo Sul (ao norte); com o estado de Minas Gerais (ao sul); com a Bacia do Rio Pardo (a oeste) e com o Oceano Atlântico (a leste). Está dividida em 10 sub-bacias e produz anualmente um volume de 4,5 milhões de metros cúbicos de água. Sua capacidade de armazenamento, através de cerca de 20 barragens, é da ordem de 2,24 milhões de metros cúbicos.

Comentários pelo Face:

  1. Deus fez o homem parta cuidar da natureza e nâo destruir senhores homens publico cuide cuide dele nâo deixe ele morrer, pois eu mais 7 irmâos fomos criado por ele:MEU RIO DAS CONTAS.

  2. POR FAVOR SALVEM O RIO DE CONTAS OLHA O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM ITABUNA ( ÁGUA )…….VAMOS LÁ GENTE UBAITABENSE OLHA QUE SOU DE SALVADOR MAS CASADO COM UMA UBAITABENSE HAHAHAHAHAHAHA

  3. moro em são paulo a 25 anos estou com muita saudade de minha cidade ubaitaba.

  4. nasci em ubaitaba meus pais se mudaram quando eu ainda era criança mas eu morei em ubaitaba no ano de 1999 nao me esqueco desse lugar hoje eu moro no rio de janeiro mas amo minha terra e tenho muito orgulho do meu povo 1000 beijos pra todos vcs

  5. DEUS OS ABENÇOE SOU DE URUÇUCA MAS AMO UBAITABA ,SO TEMOS QUE AGRADECER AO NOSSO DEUS POR ESSA CIDADE.DEUS OS ABENÇOE!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *