Home 10 UBAITABA 10 Distritos

Distritos

Faisqueira

 

O distrito de Faisqueira está localizado às margens do Rio de Contas, distante 2 quilômetros da sede do município, sendo seu acesso através da rodovia com pavimentação asfáltica, a BR 030.

A principal atividade econômica é a pesca e o cultivo do cacau. Funcionando um icipente comércio.
No setor educacional, possui 5 escolas, com 4 salas de aula, onde estão matriculados, mais de 1.500 alunos, e um Posto de Saúde.

Faisqueira é considerada a mãe de Ubaitaba, pois foi ali que se instalaram os primeiros hatitantes que deram origem ao Arraial de Faisqueira, 1783. Somente alguns anos depois é que começa a desenvolver-se o Arraial das Tabocas. Até o início do século XX Faisqueira e Tabocas eram bastante desenvolvidas (relativamente), mas a partir desse período, Tabocas começa a se destacar e ter mais investimentos e Faisqueira vai ficando para trás.

Na atualidade o distrito de Faisqueira é o maior e mais desenvolvido do município de Ubaitaba, mas ainda está longe do desenvolvimento almejado pela sua população já que é também o povoado mais antigo de todos, por isso, acredita seus moradores estar muito mais estruturado.

Os serviços essenciais e básicos têm sido mantidos como saúde e educação, mas está aquém os serviços e obras fundamentais como calçamento, recuperação de casas, saneamento básico, segurança e tantos outros. Uma das ruas mais antigas de Faisqueira, a Rua da Brita, ficou conhecida como a “Rua das promessas” já que muitos políticos se elegem prometendo o seu calçamento que até hoje não foi feito.

Faisqueira destaca-se sobretudo pela tranquilidade de seus moradores e pela beleza do Rio das Contas.

 

Piraúna

 

Com distância de 12 quilômetros da sede, Piraúna é um distrito com cerca de 2.000 habitantes, seu acesso é através de estrada de vicinal.

A principal atividade econômica do distrito é o cultivo de cacau e a pesca. No setor educacional, possui 3 escolas, com 4 salas de aula cada, onde estão matriculados cerca de 1.000 alunos, e um Posto de Saúde da família equipado para atender adequadamente a população.

O povoado de Piraúna teve sua formação no início do século passado. Em suas proximidades havia várias tribos indígenas formados de índios Aimorés e Pataxós. A última tribo indígena a deixar a região data de 1922.

Atualmente, assim como Faisqueira, Piraúna vem merecendo mais atenção dos governantes e do Poder Público, a população reclama mais atenção para o saneamento, calçamento, recuperação de diversas casas que estão em situação precária.

Mas nos últimos anos foi iniciado um trabalho de calçamento no centro de Piraúna pelo governo municipal.

Comentários pelo Face:

  1. sou de faisqueira rua sao paulo um abraço a todos ai principalmente meu pai calixto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *