Home 10 UBAITABA 10 Economia
Comércio - Praça Dr. Xavier

Economia

A Cidade de ubaitaba, desde a sua formação quando ainda era Tabocas, se firmou através da atividade Comercial. Hoje, um século depois, a cidade de Ubaitaba ainda conserva a tradição de ser uma cidade comercial e pólo em sua mirco-região, englobando as cidades de Aurelino Leal, Maraú, Travessão, Ibirapitanga, Itamarati, Ubatã, Gongogi e Itacaré.


Praça 27 de Julho – Centro Comercial de Ubaitaba

Os fatores que ajudaram nessa atividade foram a localização entre a estrada da Nação no século XVIII, época do início do povoado de Faisqueira e posteriormente Tabocas e as margens do Rio das Contas, ponto de passagem e escoamento para o Cacau. Assim Ubaitaba foi se construindo em torno do comércio. O nosso comércio era tão forte na época de Itapira que os comerciantes de Ilhéus lutaram para trazer a estrada de Ferro Ilhéus-Itapira para cá, pois assim facilitaria as relações comerciais entre essas duas localidades.

Comércio – Praça Dr. Xavier

Mas o que diferencia o comércio de Ubaitaba de outros comércios é o amor que o comerciante ubaitabense tem pela cidade. Por isso apoia tantas campanhas em pról da cidade. Os comerciantes de Ubaitaba sempre investem e participam de todas as campanhas, seja beneficente, seja de promoção da cidade ou de promoção do próprio comércio. O comércio de Ubaitaba é tão forte e atuante que possui uma das maiores sedes da CDL da Bahia, estando entre as 10. E uma das poucas a sortear um carro em suas campanhas. Atualmente existem no comércio de Ubaitaba 580 empresas registradas na Receita Federal. Contudo o número de empresas não registradas é muito maior, a exemplo as de prestação de serviço, registradas apenas na Prefeitura.

 

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *