Home 10 UBAITABA 10 Canoagem

Canoagem

Ao contrário do que se poderia imaginar, a canoagem é algo muito recente em nosso município, só passou a ser desenvolvida aqui em 1985. Sendo os os primeiros praticantes desse esporte na nossa cidade Benedito Lisboa (Bené), Humberto Hugo, Mario Rui e Paulinho do Posto. Também foram pioneiros Josafá e Haroldo.

Anos 80, a canoagem amadora é sucesso de público.

A canoagem é o esporte que mais representa Ubaitaba, desportistas ubaitabenses desta modalidade já participaram até de Olimpíada e dos Jogos Pan Americano.

As Ubaitabenses, Camila Conceição e Luciana Costa, disputam a Final A no C2 Feminino, 500m, em 2011

A paternidade da canoagem é bastante disputada entre Humberto Hugo, Benedito e outros que dizem ser o fundador da canoagem local. Mas o que se sabe ao certo é que todos eles foram importantes na implantação dessa nova modalidade esportiva que mais tarde daria visibilidade mundial ao município. Fundaram a Associação Cacaueira de Canoagem – ACC que na época funcionava mais como uma associação de amigos que se reuniam para remar, falar da natureza, das gatas e de outras coisas além, é claro, de curtir o rio das Contas.

Em pouco tempo, a canogem foi tomando dimensão maior e aconteceu a primeira competição esportiva no ano de 1985. Por ser um esporte totalmente novo no município, os ganhadores das primeiras competições quase sempre eram de cidades circunvizinhas. O nosso primeiro título foi conquistado pelo atleta Ferpuda (Antonio Valter) numa competição em Itajuípe, onde conquistou o terceiro lugar e os ubaitabenses fizeram uma grande festa partir daí começava a história de títulos de nossa canoagem. Em 1987, Jefferson Lacerda inicia sua carreira nesse esporte e alguns meses depois, fica em 2° lugar no campeonato municipal, perdendo para o atleta Rosenaldo. Mas seu primeiro Campeonato só veio acontecer no IV Circuito Regional de Canoagem em 1989.

Apesar de ter perdido os principais atletas integrantes da Seleção Brasileira de Canoagem para a cidade de Curitiba,em 2004, Ubaitaba sem dúvida ainda pode ser considerada a capital nacional da canoagem. A Seleção de Canoagem Brasileira modalidade canoa , ainda é formada por 9 ubaitabenses, num total de 12 atletas. Em 2005 conquistou mais de 30 medalhas no Campeonato Brasileiro.

Devido ao destaque da canoagem no município, a Federação Baiana de Canoagem, através do seu Presidente José Carlos Lona conseguiu implantar um núcleo do Projeto 2º Tempo para Ubaitaba e região, em breve o projeto também funcionará em Maraú, Itajuípe, Itacaré e Ubatã. A canoagem é o esporte principal desse projeto. No Brasil inteiro serão instalados 64 núcleos.

Fonte: Aleilton Oliveira in Traços e Retratos da Nossa História, 2004/2010.

Comentários pelo Face:

  1. ALEILTON, JÁ TÁ NA HORA DE ATUALIZAR ESSA PARTE DA CANOAGEM…

  2. Marcio Vasconcelos Braga

    Parabens Aleilton,lembre que você sempre fez parte de nossa canoagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *