Home 10 HISTÓRIA 10 São João
Festa de São João em Ubaitaba com Edú e Maraial
Festa de São João em Ubaitaba com Edú e Maraial

São João

Você tinha a impressão que ia ter guerra, o que fazia aqui o outro não podia fazer, nos conta D. Nair, uma das organizadoras dos São Joãos passados. Ela nos diz que o sigilo era absoluto na preparação dos arraiás para esse festejo junino em nossa cidade. A ornamentação que começava no dia 1º de maio ia até a data do São João, todos queriam ser o melhor, o mais bonito e todos ficavam bonito mesmo.

Eram três dias de algazarra e folia na Avenida Presidente Vargas. A animação ficava por conta de músicos locais e de diversas cidades circunvizinhas e a alegria tomava conta dos participantes dos Arraiáis. O São João até a década de 70 era o típico arrasta-pé, feito de casa em casa, com fogueiras e comidas típicas em todo lugar. Mas a partir de 1970 surgiu o arraial do Vem-quemquer liderado por D. Nair, depois veio o Arraiá do Xorroxó com Heron Mendes e o Moxotó com Ivone Costa, além desses, outros também surgiram em diversos pontos da cidade. Contudo, só esses três se destacaram e ainda hoje são lembrados.

A disputa para ser destaque, fazia com que cada ano se tornasse mais atrativo e mais pessoas tivessem envolvidas. Se um fazia uma ornamentação o outro tentava superar. Por isso ninguém podia saber o que o outro ia fazer. Forró, milho, amendoim e licor não podia faltar. E não faltava mesmo! O povo todo se organizava para fazer os arraiais, coronéis ajudavam, faziam rifas, o que não podia era deixar sem fazer. Foi a partir dos anos 80 que o São João passou a ter o apoio do Poder Público e a Micareta e os Arraiáis foi deixado em segundo plano.

Com essa estrutura, o São João cresceu tanto que no início dos anos 90 já era considerado um dos melhores da Bahia. Participavam dessa festa, além dos grupos tradicionais, as grandes bandas de axé da Bahia. Assim o São João foi deixando de ter o aspecto de festa bairrística e tradicional para uma festa maior, com aspecto de carnaval baiano. O São João sofreu uma decadência no final dos anos 90, quase desaparecendo.

De 2001 para cá tomou um novo fôlego e está voltando a ter a repercussão de tempos atrás, só que agora no estilo modernizado, eletrônico. Tradicionalmente esse festejo estava sendo realizado na Avenida Presidente Vargas ou na Avenida Beira Rio, mas em 2004 aconteceu na nova praça Cultural, recém criada, com poucas ornamentações, palcos eletrônicos e bandas típicas do forró brasileiro. Ultimamente, o São João traz como tema a festa do Pitú sendo denominado como Pitú Forró, em 2009 foi promoviada a sua 9ª edição.

Festa de São João em Ubaitaba com Edú e Maraial
Festa de São João em Ubaitaba com Edú e Maraial
O São João em Ubaitaba costuma atrair mutidões
O São João em Ubaitaba costuma atrair mutidões

Fonte: Aleilton Oliveira in Traços e Retratos da Nossa História, 2004/2010.

Guiubaitaba.com

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *