News
Caminhada abre programação do Outubro Rosa em Ubaitaba
Caminhada pelas ruas centrais, a partir das 8 horas da manhã de terça-feira, dia 1º, abre a programação do Outubro Rosa em Ubaitaba, com saída da Praça Cultural. O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi elaborado pelos estudantes e professores do turno noturno do núcleo local da Escola Técnica de Enfermagem de Itabuna (ETEI).
Segundo a professora Lindinalva Oliveira, coordenadora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, os alunos apresentaram o projeto como parte da nota da matéria Clínica Médica I. De acordo com ela, o câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. Por meio da campanha Outubro Rosa se busca estimular a participação da população na prevenção e controle da enfermidade.
Para realização do projeto está prevista a realização de encontros semanais em espaço aberto ao público na cidade de Ubaitaba, para diálogos sobre câncer de Mama, o combate e a prevenção da doença, divulgação e disponibilização de materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.
No dia 5, entre as 8 e 12 e 14 e 16 horas, os estudantes do Curso de Enfermagem e profissionais da Secretaria de Saúde visitarão o comércio para que funcionários das lojas se integrem ao projeto Outubro Rosa. No dia 11, as escolas Oswaldo Cruz, Octacílio Manoel Gomes e Centro Educacional Ubaitabense (CEU) serão visitadas
para abordagem do tema com adolescentes, a partir de 15 anos, e professores.
A ideia é que mães, avós e parentes do sexo feminino sejam incentivadas pelas estudantes ao autoexame. Também haverá convite para que as estudantes participem da exposição de fotografias na última sexta-feira do mês de outubro e da Feira de Saúde.
No dia18, às 14 horas, está previsto Passeio Ciclístico, com concentração dos participantes com blusa, laços e outros elementos na cor rosa na Praça Cultural. No dia 26, será o Dia D do Outubro Rosa, com a realização de Feira de Saúde, no mesmo local, entre 8 e 14 horas, com a oferta de serviços voltados para a saúde da mulher.
Serão realizados aferição da pressão arterial, teste de glicemia; palestras, atendimentos médico e odontológico; testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis; atendimentos com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de um dia de beleza.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login