News
Comerciantes esperam decisão da Prefeitura de Ubaitaba
Nesta terça-feira, 14, representante da CDL, comerciantes independentes, representantes das igrejas evangélicas, católica, vereadores, Polícia Militar, e a Prefeitura de Ubaitaba juntamente com o núcleo de combate ao COVID19 na cidade, estiveram reunidos para tratar da abertura de novos comércios e regularização de horários após a publicação de novo decreto onde autorizou o funcionamento até as 12h.
Após propagação da Pandemia de Coronavírus no Brasil e na Bahia, a prefeitura de Ubaitaba, seguindo outras prefeituras, optou pelo fechamento total do comércio, exceto os serviços essenciais como farmácias, postos de combustível e supermercados. O decreto inicial que teve período de 15 dias, foi substituído por outro, onde os bancos e comércios não essenciais puderam abrir até o meio dia. Mas, esse novo decreto não contemplou todos os segmentos como academias, açaiterias, sorveterias, bares, pizzarias, pousadas e igrejas.
Na reunião, os representantes do Comércio e o CDL pediram para “ampliar o horário de abertura do comércio já que até meio dia, as pessoas só estavam tendo tempo de ir ao banco e nem dava tempo passar nas lojas para fazer pagamentos, por exemplo” Comentou Rogério representante do comércio independente.
O representante da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – Landualdo Brandão, alegou a dificuldade dos comerciantes em pagar as contas, e manter os funcionários com as portas fechadas, enfatizando, por exemplo, que muitos iriam passar fome, se essa situação continuar. Destacou ainda ainda que o comércio vem seguindo as normas de higiene estabelecidas pela Prefeitura de Ubaitaba. Destacaram ainda que Ubaitaba não tem nenhum caso confirmado de covil-19.
Os representantes da prefeitura, por sua vez, formado pela Secretaria de Saúde, profissionais de saúde, Secretaria de Administração e a prefeita Suka demonstrou preocupação com a saúde e com a contenção dessa doença, em nossa cidade, e explicou ainda sobre a dificuldade de atendimento hospitalar em Ubaitaba e em nossa região e sobre a importância de não sobrecarregar o sistema de saúde que já é tão precário, por isso tomou as medidas seguindo orientações da Secretaria de Saúde Estadual e outras cidades. “Estamos seguindo as orientações do nosso comitê, e estamos preocupados em cuidar de vidas, mas estamos abertos ao diálogo com o comércio pois sabemos das dificuldades de todos”, enfatizou a prefeita
O secretário de Administração, Leilson Oliveira, informou que juntos iriam analisar com a Comissão anti-covid19 sobre as reivindicações e até a próxima sexta-feira, 17, faria o anúncio para os representantes. Já na segunda-feira, 20, iria ser publicado novo decreto, com as novas diretrizes.
Não deixou claro se seguiria ou não aos pedidos, mas anotou todas as reivindicações e deixou a entender que iria analisar e deverá flexibilizar os horários do comércio e que poderá ampliar a abertura para os outros segmentos.
A realidade é que não existe solução fácil, se por um lado, as indicações da saúde é manter o isolamento social, evitar aglomerações para conter o avanço rápido da doença no Brasil e no mundo, para que seja possível as pessoas serem atendidas quando precisar, por outro, a necessidade das empresas e das pessoas é também preocupante, porque sem emprego, sem dinheiro e sem comida, é difícil fazer isolamento social, se manter em pé e saudável. E as empresas, de portas fechadas, além de não poder pagar suas contas, ainda tem que fazer demissões.
É importante ainda, que a população entenda que mesmo que o comércio reabra totalmente, não quer dizer que está tudo bem e que devemos relaxar, devemos sim, manter todas as medidas de saúde e segurança indicadas pelas autoridades de saúde.
Enfrentamos a maior crise do século, certamente que atingiu a todos nós e em todas as áreas. É muito importante nesse momento que haja um consenso, bom senso e união para passarmos por esse momento difícil, mas, que com certeza, vai passar! (Ubaitaba.com)
1 Comentário
Você precisa estar logado para postar um comentário Login