News
Promesseiros: In9Pro produzirá documentário itacareense e busca patrocínio
A in9pro será a produtora do documentário “Promesseiros: memórias e histórias de uma tradição”, um curta-metragem que contará a história de uma tradição centenária, familiar, hereditária e consanguínea que envolve a reza e o samba do Bom Jesus da Lapa realizado desde o ano de 1915, no Quilombo João Rodrigues, localizado no município de Itacaré, estado da Bahia. As gravações estão previstas para começar no primeiro semestre de 2024. A obra está na etapa de captação de patrocínio, já que ficou de fora dos investimentos da Lei Paulo Gustavo.
“É muito difícil fazer cinema aqui em Itacaré, mas eu sempre tive vontade de produzir um documentário sobre a centenária reza do Bom Jesus da Lapa, a fim de registrar e divulgar um aspecto da memória da Comunidade Quilombola do João Rodrigues e, consequentemente mostrar à população a importância da preservação desse patrimônio para manter viva a História de Itacaré, explica o idealizador do projeto.
No curta, os envolvidos relatarão o que foi passado pelos seus antepassados e o que motivaram a manter essa tradição viva há mais de cem anos. O documentário também mostrará todos os preparativos da celebração, as rezas, os cânticos, a dança e a devoção ao Santo Padroeiro da família e depoimentos importantes de especialistas.
“O documentário servirá como fonte de pesquisa e estudos para quem deseja ou esteja curioso(a) para conhecer uma das tradições culturais do município de Itacaré, estado da Bahia. Sem contar que o documentário é direcionado para todos, todas e todes, independente de raça/etnia, opção religiosa/credo, idade, profissão, nível de escolaridade, sexo, orientação sexual/identidade de gênero, deficiência, aparência física, território onde vivem, nacionalidade, opção política, classe social e geração a que pertencem; valorizando a diversidade e colaborando com uma sociedade mais acolhedora e que busca alcançar a igualdade e a justiça social. Do mesmo modo, a equipe que será beneficiada ou participará do projeto será composta pelos moradores da comunidade Quilombola do João Rodrigues, negros, mulheres, adeptos das religiões de matriz africana, idosos, LGBTQIAPN+, portadores de deficiência física, intérpretes de libras e especialistas da área”, conta o produtor.
O produtor revelou o desejo de levar o curta ao conhecimento de todos e divulgá-lo em diversos canais.
“As constantes visitas ao Quilombo do João Rodrigues afloraram essas ideias. O meu maior desejo é distribuir e exibir o projeto nas cinematecas, cineclubes, universidades, escolas públicas, ciclos abertos de cinema e nas mais diversas plataformas digitais. Temos muitas coisas boas aqui, e a tradição precisa ser preservada e valorizada. Portanto, esperamos contar com o apoio dos patrocinadores para produzir o curta”, pontua.