News
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DO 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRÂNSITO SEGURO
Com o intuito de discutir estratégias voltadas à redução das mortes e lesões por acidentes de trânsito, foi realizado – por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o 1º Simpósio Internacional Trânsito Seguro, na manhã desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil, a cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito e, segundo dados da Sesab, na Bahia, cerca de 40% das internações hospitalares no estado são decorrentes do mesmo motivo.
Presidente da Comissão de Educação da Alba, a deputada estadual Fabíola Mansur inseriu o evento na pauta do colegiado por entender que é um tema que deve ser discutido no ambiente escolar. “As mortes por acidente de trânsito é um problema de epidemia no Brasil. Os números mostram ainda que essa situação constitui um grave problema de saúde pública e provoca sobrecarga nos serviços de assistência, em especial nos prontos-socorros e nas alas de internação dos hospitais. Nesse sentido, participamos do 1º Simpósio Internacional Trânsito Seguro, que tem o objetivo de estabelecer estratégias para o tema a partir de experiências nacionais e internacionais. É preciso falar sobre esse assunto. Me somo a essa luta para potencializar medidas de educação para o trânsito nas escolas da Bahia”, afirmou Fabíola.
Segundo análise do CFM, a cada hora, em média, cerca de 20 pessoas dão entrada em um hospital da rede pública de saúde com ferimento grave decorrente de acidente de transporte terrestre. O evento de hoje na Alba, com ênfase na região Nordeste, contou com a presença dos secretários Fábio Vilas-Boas (Saúde), Jerônimo Rodrigues (Educação), Marcus Cavalcanti (Seinfra), parlamentares estaduais, além de representantes do Governo do Estado e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Você precisa estar logado para postar um comentário Login