Conecte-se conosco

News

Criança baleada em ação da PM perde visão de um dos olhos e tem 80% do outro afetado; mãe do garoto morreu

Publicado

em

O filho de Catimile dos Santos Bonfim, que morreu após ser baleada em uma ação policial na noite de 30 de setembro, no bairro de Brotas, em Salvador, perdeu a visão de um dos olhos e teve 80% do outro afetado, de acordo com a família.

O garoto tem 5 anos e foi atingido no rosto por disparos de arma de fogo. Nesta quinta-feira (6), ele segue internado no Hospital Geral do Estado (HGE) e não tem previsão de alta médica. Catimile tinha 37 anos e saía de casa com o filho, para ir a uma igreja na localidade conhecida como Brongo. A mulher morreu ainda no local e o garoto foi socorrido por policiais.

policiais.

Na terça-feira (4), o caso foi registrado na Corregedoria da Polícia Militar. A família das vítimas denuncia que os agentes tentaram entrar no quarto da criança. Segundo uma irmã de Catimile, nessa tentativa, os militares informaram que queriam saber do estado de saúde do garoto, no entanto, ela afirma que eles queriam recuperar a bala que atingiu o menino, por medo da perícia.

A Polícia Militar informou que o não houve um registro dessas informações no posto do HGE, onde a ocorrência inicial foi feita, e orientou que a família procure a Corregedoria da corporação para dar novas informações.

Caso

Um dia após o caso, um grupo de familiares e amigos da vítima protestou na região do Ogunjá, com cartazes nas mãos e pedidos de justiça. Segundo moradores da região onde Catimile foi baleada, houve excesso por parte dos policiais e ações violentas na região são recorrentes.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que PMs realizavam rondas na Rua Daniel Lisboa quando foram informados por pedestres de que homens armados estariam comercializando drogas no Brongo.

Protesto é registrado no bairro do Ogunjá, em Salvador — Foto: Redes Sociais

Protesto é registrado no bairro do Ogunjá, em Salvador — Foto: Redes Sociais

No local, ao avistarem os policiais, os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo e houve confronto. Após os tiros, a equipe prosseguiu a pé e encontrou uma mulher e uma criança caídas ao solo.

Durante o socorro ao garoto, a PM disse que encontrou duas armas de fogo, munições, 211 pinos de cocaína, 77 pedras de crack, 14 trouxas de maconha, 23 recipientes de lança perfume, três celulares e R$ 361,25, O material seria dos homens armados, que fugiram.

Ao retornar para prestar socorro à mulher, a PM disse que foi hostilizada pela população, que não permitiu o socorro, afirmando que ela só sairia do local com a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, os agentes foram informados que a mulher morreu no local.

Ainda na sexta, a PM ficou ciente de que um homem havia sido socorrido pelo Samu, na Avenida Bonocô, e conduzido para o HGE, onde não resistiu aos ferimentos. Os policiais reconheceram o suspeito como um dos indivíduos que fazia parte do grupo armado que atirou contra eles.

Conforme a Polícia Civil, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga as mortes de Catimile dos Santos Bomfim e de um homem, ainda sem identificação formal, vítimas de disparos de arma de fogo na localidade do Brongo.

Publicidade

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika