News
Fernando Collor é preso em Maceió

O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem foi expedida após a rejeição dos últimos recursos apresentados pela defesa de Collor contra sua condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo informações do Portal G1, a prisão ocorreu por volta das 4h, quando Collor se preparava para seguir para Brasília, com a intenção de cumprir voluntariamente a decisão judicial. A defesa confirmou que ele está custodiado na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana.
O caso que levou à condenação do ex-presidente envolve o recebimento de cerca de R$ 29,9 milhões em propinas entre os anos de 2010 e 2014, durante negociações com a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. As vantagens indevidas seriam, segundo o processo, em troca de favorecimentos à empresa UTC Engenharia na construção de bases de distribuição de combustíveis.
Ainda segundo informações, na decisão emitida nesta quinta-feira (24), Moraes classificou os recursos apresentados como tentativas “meramente protelatórias” e determinou o cumprimento imediato da pena. Além de Collor, também foram condenados os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, acusados de participarem do esquema.
Ainda nesta sexta-feira, por solicitação de Moraes, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, convocou uma sessão extraordinária no plenário virtual da Corte, que acontece entre 11h e 23h59, para que os demais ministros avaliem a decisão individual. Enquanto isso, a ordem de prisão segue válida. O Juízo da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal foi acionado para emitir o atestado de pena a cumprir.
