News
Ipiaú sedia solenidade de lançamento regional do Projeto Parceiros da Mata

Coube à prefeita Laryssa Dias a honra de saudar os participantes da solenidade de apresentação oficial das comunidades do Território do Médio Rio das Contas pré-selecionadas para receber assistência técnica continuada através do Projeto Parceiros da Mata, uma ação do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 9, no auditório do Sindicato Rural e também contou com a presença do prefeito de Jitaúna, Marcelo Pecorelli, atual presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (Cimurc), além dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente de 16 municípios da área de abrangência do território.
Em sua fala, a prefeita destacou que o município de Ipiaú é parceiro do projeto e lembrou que o mesmo foi lançado nesta cidade, no dia 20 de março deste ano, pelo governador Jerônimo Rodrigues, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais, com foco na melhoria da renda, segurança alimentar e nutricional, no acesso a serviços básicos, na preservação ambiental e na adaptação às mudanças climáticas.
A coordenadora executiva do Projeto Parceiros da Mata, Cida Olívia, explanou a respeito da proposta do governo, esclareceu dúvidas e trouxe, de forma transparente, as informações necessárias do processo de cadastramento das 98 comunidades que serão atendidas no território nesta primeira fase do projeto. Essas comunidades totalizam, aproximadamente, 3.000 famílias.
A estimativa é de que, nos próximos três meses, as comunidades de agricultura familiar receberão as visitas das equipes de assistência técnica e extensão rural (Ater), que darão início à execução do projeto, que também beneficiará famílias com foco em práticas agrícolas sustentáveis e adequadas às realidades locais.
No total, o Parceiros da Mata abrange 77 municípios, beneficiando cerca de 352 mil pessoas nos territórios do Médio Rio das Contas, Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul e Litoral Sul. *José Américo Castro/Decom PMI
