Comunicação
O primeiro veículo de comunicação impressa que temos notícia é o Folha de Itapira dirigida por Moraes de Souza, circulou até março de 1920 quando aconteceu a invasão e o incêndio denomindado O fogo de 20 que destruiu todo o material do jornal, a partir daí a Folha de Itapira deixou de circular. Mas dessa época em diante surge a Voz de Itapira editado por Irênio Fernandes, este jornal circulou periodicamente até 1930. Em 1931, Antonio Pitágoras lança um novo periódico denominado O Itapira que circulou por 14 anos e foi um dos jornais que mais atuou no município, parou de ser publicado em 1945, esse jornal possuía uma visão extremamente partidária e ligada ao grupo político do dr. Juvenal França.
Em 1938, o prefeito Sabóia Ribeiro lançou o seu próprio jornal para fazer oposição ao Itapira que se recusou de publicar as denúncias feitas contra Juvenal França que governou até 1937. Com isso, em 1938 surge o Correio de Itapira editado semanalmente pelo jornalista Irênio Fernandes e patrocinado pelo então prefeito Sabóia Ribeiro que utilizava o jornal para divulgar os balancetes oficiais e fazer denúncias contra o prefeito anterior. Esse período foi o mais acirrado da imprensa ubaitabense, pois eram comuns divergências entre os jornais, principalmente por possuírem ideologias políticas opostas e por serem jornais bastante parciais e partidários.
O Correio de Itapira parou em 1940, logo após o Intendente Sabóia Ribeiro sair do cargo. Até a década de 50 o jornal de outra cidade que mais atuou em nosso município foi o Diário da Tarde de Ilhéus. A Folha de Ubaitaba surgiu nesse período, mas teve vida efêmera, depois dele, a cidade ficou sem jornais por muitos anos, até a década de 80. Tivemos apenas alguns jornais estudantis, como “O Jaca” de Aloísio Andrade, que foi publicado em meados da década de 70. Já no final dos anos 80 , dia 29 de janeiro de 1989, surge um novo jornal na cidade, o Tribuna da Regiao que destaca-se por ser o que mais tempo atuou (e ainda atua) em nosso município. Esse jornal foi fundado pelo então vendedor Humberto Hugo, que na época atuava no setor de metalúrgia que acreditou na viabilidade de um jornal na cidade. Na década de 90 foi fundado outro jornal, O Correio que durou alguns anos, mas sua linha claramente ligada a grupos políticos não permitiu que ele continuasse por muito tempo. O Correio era editado pelo locutor e apresentador Vandick Ferreira. No ano de 2003, surgiu mais um jornal no município, o Ubaitaba.com, criado a partir de um projeto do então estudante de Comunicação Social da Uesc Aleilton Oliveira, mas até o momento só foi editado em datas especiais e ainda não foi definida a sua linha editorial nem se sabe ao certo se continuará atuando no município. Contudo, esse jornal surpreendeu pela linguagem e design inovador demonstrando uma nova via de comunicação impressa no município.
Outros veículos de Comunicação não impressos que também participam da nossa história são os veículos sonoros. Na década de 60, surgiu em nossa cidade o serviço de alto falante que na época era denominado de Voz da Cidade, mas esse serviço durou poucos anos. Somente na década de 90 retorna, desta vez com a denominação de Voz Cultural, pertencente ao fotógrafo Zelito Ferreira. Apesar de diversas tentativas de FM (Frequency Modulation) somente em 2004 se conseguiu concessão para o funciona mento uma FM Comunitária que desde o mês de abril funciona no município, com o nome de Ubaitaba FM. Outro fato importante é que no final de 2001 o nosso município se integrou ao mundo digital através do projeto do comunicólogo Aleilton Oliveira (autor deste livro) que lançou o site ubaitabavirtual, que meses depois daria lugar ao portal Ubaitaba.com. Na atualidade este site funciona como ponto de ligação entre as pessoas da cidade e outras que já não moram mais no município. A mais inovadora proposta deste site é a veiculação de vídeos sobre a “cidade das canoas”. A internet na cidade foi expandida e fortalecida com a chegada da Ubainet, provedor local, no início de 2002. E contraditoriamente. Desde 2004 Ubaitaba já possui o serviço de Telefonia Celular.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
EMISSORAS DE RÁDIO
– Rádio FM 104 – Ubaitaba FM
– Voz Cultural de Ubaitaba
JORNAIS E REVISTA
Jornal Tribuna da Região – Jornal de Notícias Regional, edição mensal
Jornal Ubaitaba.com – Jornal Histórico e Cultural – Edição Só em datas comemorativas.
Revista Ubaitaba.com – Revista Histórico e Cultural – Edição Sanzonal Histórico e Cultural. Edição Sanzonal.
INTERNET
UBAITABA.COM – Portal de Internet sobre a cidade
UBAINET – Provedor de Internet
PROVEDOR SILVEIRA – Provedor de Internet
VELOX- Provedor de Internet
COMUNIKA- Empresa de Produção de Sites
UBAITABA URGENTE – Blog de Notícias
TRIBUNA DA REGIÃO – Jornal Online
CELULAR:
Em Ubaitaba operam a Claro, OI, Tim, Vivo
TV
Os canais abertos que pegam na cidade é Globo, SBT, Band, Record e TV Cultura.
Fonte: Aleilton Oliveira in Traços e Retratos da Nossa História, 2004/2010.
1 Comentário
Você precisa estar logado para postar um comentário Login