Bahia
Garoto com piebaldismo quer voltar às passarelas e realizar sonho: ‘ter casa com piscina’
O pequeno Samuel Purificação, de 7 anos, virou modelo internacional, e entre 2019 e 2020, acumulou viagens para países como Espanha, Canadá, Inglaterra e França. Agora, com a pandemia do novo coronavírus, o garoto, que tem piebaldismo, uma condição genética que afeta a produção de melanina na pele, sonha em voltar às passarelas.
Menino negro, morador do bairro do Vale das Pedrinhas, em Salvador, Samuel continua mostrando o talento como modelo em revistas e ações de marketing. Das passarelas ele sente saudades, mas tem esperança que a pandemia do novo coronavírus se encerre e ele volte a receber aplausos do público.
Alegre e um pouco tímido, ele tem feito sucesso desde 2019 com fotos nas redes sociais e em revistas internacionais, como a americana Lv Magazine Kids, e a inglesa Tangereene Magazine.
Samuel realizou diversos trabalhos fora do país e chegou a desfilar na semana da moda infantil, na Inglaterra, quando ainda não havia pandemia. Agora, as viagens do menino são interestaduais.
“Por causa da pandemia, demos uma reduzida nos trabalhos que ele vinha fazendo, mas agora estamos continuando. Recentemente ele viajou para Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro e fez alguns trabalhos”, disse o pai do menino, Carlos André Silva.
Samuel tem piebaldismo, condição genética que afeta produção de melanina na pele. — Foto: Arquivo Pessoal
Piebaldismo
O piebaldismo é uma condição rara e hereditária, que tem como característica principal uma mancha triangular na testa.
Diferente do vitiligo, doença mais conhecida, que é instável e pode aparecer em qualquer pessoa, por fatos que variam desde alimentação ao estresse, o piebaldismo está presente desde o nascimento.
No caso de Samuel, ele herdou o piebaldismo da família materna. A mãe dele, Nivianei Purificação, que também apresenta a condição, contou ao G1, que o filho aprendeu a não se importar com possíveis olhares tortos, caso eles aconteçam.
“Ele se comporta normalmente. A questão da pele, ele entende como algo normal, que é normal realmente, mas ele sabe que nos olhos das pessoas é diferente”, disse Nivianei Purificação.
Samuel e a família moram no Vale das Pedrinhas, em Salvador — Foto: Arquivo Pessoal
Samuel começou a trabalhar depois que um tio dele, que mora no Canadá e trabalha em uma revista, fez uma reportagem com uma prima deles, que também tem piebaldismo.
As fotos do garoto ficaram tão boas, que o tio resolveu mostrar em uma agência de modelos e os frutos começaram a aparecer.
Entretanto, por causa da pandemia, os cuidados para que o menino e a família não sejam infectados pelo vírus viraram prioridade.
“Tem trabalhos, mas devido a pandemia, ele só viajou pelo Brasil mesmo e não para fora como ele estava indo. Estamos esperando que tudo se normalize para a gente voltar ao normal”, contou Nivianei Purificação, mãe do garoto.
Samuel, que já “tietou” ex-BBBs como João Luiz e Caio, em tom descontraído, contou que já se sente um modelo profissional e que o que ele mais gosta de fazer é viajar. O maior sonho, ele também revelou.
“Eu quero comprar uma casa com piscina”, disse aos risos.
(G1 Bahia)