Conecte-se conosco

News

Castelo construído no bairro de Cajazeiras, em Salvador, chama a atenção de moradores e vira ‘ponto turístico’

Publicado

em

Um imóvel construído no bairro de Cajazeiras 10, em Salvador, virou uma espécie de atração turística na comunidade, além de chamar atenção de quem passa pelo local. O prédio tem o formato, as cores e os enfeites clássicos de um castelo, e é ponto de referência na região.

Vizinhos e frequentadores da rua revelam admiração pela construção, erguida há pouco mais de 20 anos. O pequeno Miguel, por exemplo, de oito anos, afirma que é como se morasse em um conto de fadas, com rei, rainha, princesa e todos os personagens das histórias infantis.

No mundo real, entretanto, todos que passam próximo ao imóvel ficam admirados, como relata a dona de casa Darcy de Souza, que mora na mesma rua do castelo.

“É uma obra de arte. Todo mundo que vê, fica admirado com esse castelo aí”, comenta a mulher.

 

Castelo construído em Cajazeiras vira ponto de referência no bairro — Foto: Reprodução/TV Bahia

Castelo construído em Cajazeiras vira ponto de referência no bairro — Foto: Reprodução/TV Bahia

O carteiro Reinaldo Correia usa o prédio como ponto de referência. Se para endereços comuns, a localização pode ser baseada somente pelo nome da rua, número e bairro, os moradores de Cajazeiras 10 podem ter o castelo como ponto ideal para a chegada das correspondências.

“Coloco sempre lá: a referência é ‘castelinho, Caminho 5’. Quando é Caminho 4, digo que é próximo ao Caminho 5, do castelinho. Porque realmente é uma coisa diferente de qualquer outra residência ou outro patrimônio. Tem um colorido e a arte que esse camarada proporcionou. Realmente é uma obra prima”, disse.

 

Imóvel foi construído há pouco mais de 20 anos e fica no bairro de Cajazeira 10 — Foto: Reprodução/TV Bahia

Imóvel foi construído há pouco mais de 20 anos e fica no bairro de Cajazeira 10 — Foto: Reprodução/TV Bahia

O dono do prédio, Calmon Espírito Santo, disse que decidiu montar, pintar e enfeitar o castelo inspirado no próprio pensamento.

“Esse castelo tem mais ou menos 22 anos. Eu vivo um clima de objeção espiritual. Através dos tempos, através daquilo que vem a compreender o seu ego”, pontuou o “rei” do local.

Outros bairros de Salvador têm casas que se assemelham a castelos. No bairro de Periperi, o jornalista e professor Ailton Santana também construiu o próprio castelo com recursos próprios. O imóvel, no entanto, já foi demolido.

Já em Pirajá, ainda existem ruínas do castelo medieval da família Fratelli-Vita, que teve a base no mesmo local onde ocorreu a principal batalha pela independência da Bahia. O imóvel foi vendido para a família Paes Mendonça e teve parte da construção demolida para a duplicação do que hoje é um trecho da rodovia BR-324.

(G1-Ba)

Continue Lendo
Publicidade

Copyright © 2024 - Comunika