News
Itacaré: Alerta sobre incidentes causados por lagarta de fogo na Praia da Concha
Alertamos a Secretária de Meio Ambiente sobre a incidências de acidentes envolvendo lagartas de fogo ou taturanas na Praia da Concha.
Na última semana mais um casal de turistas, passou mal apos deitar numa espreguiçadeira na praia onde havia uma destas lagarta. O fenômeno já vem acontecendo na mesma praia desde o inicio da primavera, e segundo alguns garçons já foi exposto a secretaria, mas até agora nenhuma providência foi tomada.
As larvas de algumas mariposas são popularmente conhecidas como taturanas, lagartas-de-fogo entre outros, significa “semelhante a fogo” (tata = fogo, rana = semelhante), devido a sensação causada pela toxina de algumas espécies, quando em contato com a pele.
As larvas são normalmente encontradas em árvores frutíferas, cujas folhas lhe servem de alimento. Lagartas grandes costumam devorar as folhas pelas bordas, deixando apenas as nervuras maiores, enquanto lagartas menores costumam fazer pequenos buracos, deixando o esqueleto da folha intacto; outras espécies perfuram frutos.
A orientação à vítima é lavar o local de contato (de preferência com água e sabão) e não fazer cortes e perfurações, nem usar produtos caseiros para cicatrização. Deve-se ainda manter o acidentado calmo e procurar o médico rapidamente. (Itacaré Urgente)
Continue Lendo
Você precisa estar logado para postar um comentário Login