Conecte-se conosco

News

Felipão precisa se virar para achar um substituto para Luiz Gustavo, suspenso

Publicado

em

Não bastassem as tremendas dificuldades do meio-campo da Seleção em criar jogadas de ataque, o técnico Luiz Felipe Scolari tem mais uma dor de cabeça para armar o time que enfrenta a Colômbia pelas quartas de final.

Paulinho, Hernanes, David Luiz e Ramires são os favoritos para substituir Luiz Gustavo contra a Colômbia (Fotos: Mowa Press)

Paulinho, Hernanes, David Luiz e Ramires são os favoritos para substituir Luiz Gustavo contra a Colômbia (Fotos: Mowa Press)

Seu homem de confiança na proteção aos zagueiros, Luiz Gustavo está suspenso após dois cartões amarelos. Felipão terá até sexta-feira para imaginar uma maneira de transformar esse limão – a ausência do jogador do Wolfsburg, líder das estatísticas de bolas roubadas na Seleção – numa limonada que dê um novo sabor ao ataque do Brasil.

Pessoas próximas ao técnico do Brasil revelam que, caso o Brasil tivesse jogado bem contra o Chile, Scolari, que já considerava a possibilidade de Luiz Gustavo ser suspenso, optaria por uma solução conservadora. Sua primeira alternativa seria colocar Dante na zaga e deslocar David Luiz para o posição de volante, função que o zagueiro está acostumado a cumprir no Chelsea; ou mesmo lançar Henrique, que atuou na cabeça de área muitas vezes quando Felipão dirigia o Palmeiras.

Mas o meio-campo não funcionou no sábado. Nunca a Seleção tentou – e errou – tantos lançamentos longos. A vitória sofrida nos pênaltis fez o treinador considerar outras opções: Hernanes, Ramires e até Paulinho podem entrar no lugar de Luiz Gustavo. Nas três situações, Fernandinho jogaria como primeiro volante, como tem feito no Manchester City, onde o marfinense Yaya Touré tem mais liberdade para atacar. “Joguei toda essa temporada assim e não vai ter problema algum de ficar de primeiro volante se essa for a opção do Felipão”, disse Fernandinho.

Luiz Gustavo vai fazer falta contra o rápido e habilidoso meio-campo da Colômbia. O brasileiro é o segundo em bolas roubadas na Copa do Mundo: 34. Também lidera a Seleção Brasileira em desarmes (10) e distância percorrida – 46,1 quilômetros nos quatro jogos. “O time está acostumado com o Luiz, mas tenho certeza que podemos suprir a ausência. Vamos fazer tudo para isso”, disse o volante do City.

Confira todas as notícias da Copa do Mundo 2014

A decisão sobre mudanças no time só começará a ser tomada hoje, quando todos os jogadores participarão de um treino tático. Ontem, após a folga de domingo, os titulares – e os que entraram durante o jogo – fizeram apenas trabalho de regenerativo na piscina. Mesmo os reservas fizeram um treino leve. Só os goleiros treinaram mais, sob neblina, para alegria dos torcedores e torcedoras que gritavam Julio César.

Machucados 
De acordo com a CBF, Neymar com pancadas na coxa e no joelho; David Luiz, ainda com uma contratura nas costas; Oscar, com um corte; e Luiz Gustavo, não preocupam, mas podem ser poupados dos treinamentos. “Neymar está tranquilo. Vai jogar sem problema”, garantiu Fernandinho, repetindo informações do médico José Luiz Runco a jornalistas aflitos.

A má atuação do time contra os chilenos abre a possibilidade de outras alterações. Daniel Alves pode perder o lugar de titular para Maicon; Bernard pode ter uma oportunidade no lugar de Hulk – alvo de críticas de Felipão, já que Ramires não foi bem nas duas vezes em que foi testado; e Willian volta a ameaçar a vaga de Oscar.Mas a primeira decisão é mesmo como transformar esse limão – o desfalque do volante 110% Luiz Gustavo, que foi titular nos nove jogos oficiais com Felipão na volta do técnico da Seleção – numa limonada saborosa para a torcida. Ou a relação da Seleção Brasileira com os brasileiros vai azedar de vez. (Correio da Bahia)

Copyright © 2024 - Comunika