De acordo com a gestão municipal, o avião tentou pousar no aeroporto de Ubatuba, mas, devido às más condições climáticas, ultrapassou a pista e seguiu em direção ao mar, explodindo nas areias da praia. “Até o momento, temos informações de oito vítimas, sendo cinco ocupantes da aeronave e três pedestres que estavam na pista de skate próxima ao local do acidente”, informou a prefeitura em nota oficial.
A aeronave pertence à família do produtor rural Nelvo Fries, conforme os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As identidades das vítimas não foram divulgadas.
Inicialmente, foi anunciado que duas pessoas haviam morrido, mas a informação foi retificada pela prefeitura às 11h23, confirmando apenas o óbito do piloto. As equipes de resgate permanecem no local prestando socorro aos feridos e isolando a área para investigação.
A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados e já iniciaram os procedimentos para apurar as causas do acidente. As condições climáticas adversas no momento do pouso são consideradas um fator determinante para a tragédia.