GIRO DE NOTÍCIAS
Ubaitaba: Rio das Contas sai do esquecimento e estaciona em projetos

Secretario do meio ambiente afirma que fará a retira das baronesas do rio das contas.
Após uma reportagem publicada em nosso portal no mês de abril RELEMBRE sobre as baronesas no rio das contas, procuramos o secretario do meio ambiente de Ubaitaba Mauricio para falar sobre o assunto. Citando os problemas de poluição, e das baronesas que estão sufocando o rio, atrapalhando os trabalhadores que faz das aquelas águas o sua sobrevivência. Mauricio expos as dificuldades encontradas e suas ideias para solucionar este problema.
A principio Mauricio se defende quando nos explica que o processo multiplicação que as baronesas estão realizando se dá por conta de redes de esgotos que despejam no rio , e a falta de conscientização da própria comunidade que jogam o lixos nas águas.
Mas então lembramos que o rio em algum tempo atrás era totalmente livre de baronesas e sua água era bem limpa, um exemplo podia se dizer, qual seria o motivo dessas mudanças?
Sabemos que as baronesas é uma planta aquática que a principal atividade é remover poluentes da água. Só que as mesmas possuem uma prodigiosa capacidade de reprodução (elas dobram de volume a cada 15 dias) o que pode causar diversos transtornos para a população ribeirinha como, por exemplo, impedir a renovação e a oxigenação da água e causar a morte dos peixes, provocar ou aumentar o aparecimento de “muriçocas”, além de atrair ratos e mosquitos. Por tanto é de estrema urgência que se tome uma providencia para recuperação das águas do rio das contas.
O secretário afirma então que existe o projeto da retiradas das baronesas das margens do rio e que as colocaram em outro lugar, que ainda não se sabe onde seria. “Não será feita totalmente a remoção das baronesas, pois aquela vegetação também faz parte da produção do rio, ela tem a função dela.” Afirma.
“A ideia de realizar um mutirão com a participação da comunidade na semana do meio ambiente está sendo desenvolvida, para que se possa fazer a limpeza e repassar para a população a importância que tem o rio em nossa cidade, e que possamos cuidar melhor deste bem que temos.” Conclui Mauricio.
São ideias que se por em pratica fará a diferencia, então não basta palavras, mais sim ação. A comunidade Ubaitabense apela por um rio em condições adequadas.
Thácia Janaina
Ubaitaba.com – Sempre Atualizado!

Você precisa estar logado para postar um comentário Login