Conecte-se conosco

News

Chega ao fim décima edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré – ESSÊNCIAS

Publicado

em

Essência é a expressão da alma. E esse é o significado de toda a representatividade do 10° Festival Sabores de Itacaré, que durante três dias recebeu chefs, pessoas e músicos, fomentou a economia e o empreendedorismo; apresentou as potencialidades culinárias e criatividade dos itacareenses, numa edição muito especial.

Com pratos incríveis, diversos e inconfundíveis em sabores, cores, cultura, saberes e sentidos, que colocam Itacaré no palco nacional da gastronomia. A primeira noite inciou com um grande arrastão cultural com o grupo percurssivo Dedo de Moça e a expressividade de luta por igualdade e respeito às mulheres, com o Instituto Mulheres Que Cuidam, levando a bandeira de combate ao assédio feminino.

Já no primeiro dia a gastronomia mais uma vez mostrou porque é um dos aditivos mais importantes de Itacaré. Nos stands montados na Praça São Miguel e com as aulas shows das Chefs Marly Catarina (Café com Cacau) e Morena Leite (Capim Santo), o público já pôde sentir experiências gastronômicas maravilhosas.

No segundo dia, logo durante manhã, uma inovação, o público pode vivenciar uma experiência à bordo do O Bar.co, numa viagem marítima gastronômica no mar, com o chef Lelo. Dita por quem participou, como indescritíve, surpreendente.

Na tarde e noite da sexta-feira (01), o festival recebeu na praça São Miguel, Chefs na Cozinha Show com aulas de Zé Carmo, Rodrigo Ribeiro, Heytor e Isamara, Thiára Novaes e Ieda Matos, as manifestações culturais, Xaranga de maestro Billy Smith, Cortejo das Baianas, e dois grandes shows das bandas Kasa 8 e Filhos de Jorge.

No sábado, às 17h, aula show kids com Palhaço Shampoo, aulas show com os chef’s Arthur Fraga, Leleco, Lelo, Rafael Morente e Nena, a música ficou por conta de Ronara Criola, Samba de Oyá e Marcelinho do Samba em comemoração ao dia do Samba.

O evento mobilizou os restaurantes da cidade, que montaram cardápios especiais para o final de semana. “É uma edição especial, porque o Instituto Capim Santo assumiu a curadoria, e vamos receber a chef Morena Leite”, ressaltou o Secretário de Turismo e Cultura Marcos Japu.

Nascida em São Paulo, Morena Leite é formada na tradicional escola Le Cordon Bleu e ganhou notoriedade utilizando técnicas da cozinha francesa para valorizar ingredientes brasileiros. Ela comanda o Grupo Capim Santo, que teve seu primeiro restaurante fundado em 1985, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, por Nando Leite e Sandra Marques, pais da chef.Trecho Pimenta Blog

Com o intuito de incentivar o uso de ingredientes culinários regionais e a criatividade na elaboração de receitas, potencializando a identidade gastronômica e reforçando o município de Itacaré, como um destino turístico gastronômico no cenário nacional, esses são objetivos do décimo Festival Sabores de Itacaré – Essências.

A realização do festival é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e Cultura

Curadoria- Instituto Capim Santo

Patrocínio- Governo do Estado da Bahia, Setur-BA, Sufotur, SPM, SETRE, CAR, Bahiagas e Cooperação Alemã + Giz

Apoio – CDS-LS, Câmara Municipal, Sebrae, Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Sindicato Intermunicipal de Hospedagem e Alimentação, Comtur, Mulheres Que Cuidam, Vila Pérola Negra e Ertour Receptivo

@prefitacare @secturitacare @antoniomdamasceno @marcosdesouzaphoto @seturbahia @setrebahia @spmbahia @sufotur @govba @bacelarmauricio @jeronimorodriguesba @deputadorosemberg @instituto.capimsanto @comtur.itacare @sindicato_patronal @sebraebahia @camaraitacare @bahiagasoficial

Publicidade

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika