Conecte-se conosco

GIRO DE NOTÍCIAS

Conferência internacional discute melhoria na fiscalização de alimentos

Publicado

em

As oportunidades de aperfeiçoamento do trabalho de fiscalização dos produtos que vão para as mesas dos brasileiros é a discussão central da 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional de Defesa Agropecuária. A abertura do evento foi realizada nesta terça-feira (5), no Bahia Othon Palace, em Salvador. Com o tema ‘Moderniza Defesa: processos, serviços e sustentabilidade’, a iniciativa recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Profissionais do setor, secretários estaduais de agricultura, pesquisadores e autoridades estarão reunidos até dia 7 de junho. O presidente da conferência, Paulo Emídio, explica que o evento tem caráter técnico-cientifico, incluindo a apresentação e submissão de 100 trabalhos. A expectativa é que as propostas sejam encaminhadas para instâncias superiores dos governos federal e estadual, na busca por soluções para os problemas identificados no setor.


“É de conhecimento de todos a importância do setor agropecuário e sua contribuição para a economia do estado e do país, no que diz respeito à geração de empregos, exportação de produtos e principalmente dos negócios que são feitos no setor. Trazer a conferencia para a Bahia foi um ato estratégico porque o nosso estado vem capitaneando este processo de discussão. São 25 estados aqui representados, tratando de vários problemas e buscando soluções”, explica Paulo Emídio.

Palestras, mesas-redondas e encontros técnicos sobre a defesa agropecuária fazem parte da programação. A ideia é que o intercâmbio de informações entre fiscais agropecuários, pesquisadores, professores, estudantes e demais agentes envolvidos possibilite a tomada de decisões que fortaleçam as ações do setor.

Diretrizes

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), Romulo Montenegro, lembra que o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e possui um rebanho superior a 220 milhões de cabeças, o que representa um grande desafio para o setor.

“O principal papel da defesa agropecuária é assegurar a sanidade do rebanho animal e dos vegetais que alimentam a população. Ter diretrizes e normas objetivas é condição essencial para a eficiência do serviço oferecido. Nesta conferência estão reunidos todos aqueles que fazem o serviço público agropecuário. Além de trazer inovações e tendências, este evento define as diretrizes de mudança do serviço de defesa no país”, ressalta Romulo Montenegro.

Trabalho integrado

O coordenador de Defesa Agropecuária de Amélia Rodrigues, Edson Bacelar, espera que o encontro auxilie nas ações do seu município. “Essa conferência ocorre em momento muito oportuno para que possamos dar mais credibilidade ao setor e para que a população saiba que nós, enquanto órgãos públicos, estamos somando esforços para tornar o nosso trabalho mais integrado e efetivo, oferecendo alimentos de qualidade à população. Acredito que, após esse três dias, irei levar muita coisa prática ao município que sou responsável”.

O evento é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com o Governo do Estado e as universidades federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Continue Lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Comunika