Estudantes das creches municipais dos bairros da Passagem e Santo Antônio, em Itacaré, estão participando de um projeto integrado de arte, música e literatura, que busca motivar as crianças através dos sons, desenvolver a oralidade através das canções, explorar a musicalidade, o ritmo, o movimento e possibilitar a integração das crianças para tornar o ambiente escolar ainda mais atrativo. E na última sexta-feira foi a vez da pré-culminância do projeto, com direito a apresentação musical dos alunos.
As crianças têm a partir de dois anos e meio, mas não falta alegria, talento e vontade de participar. Cada um com seu instrumento, tocando da sua forma, cantando com o coração e desenvolvendo suas habilidades e a integração com os demais colegas. Para os professores, o projeto vem somando resultados altamente positivos. As aulas são uma vez por semana em cada turma, mas a alegria dos alunos é tão grande que já ficam na expectativa do dia do projeto de música. E a apresentação da pré-culminância, segundo os professores e diretores, foi só uma mostra do que está marcado para a grande apresentação de fim de ano.
Desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré, o projeto consiste em levar música para todas as idades, principalmente os alunos do infantil e séries iniciais, tudo dentro do conteúdo didático que já vem sendo aplicado por cada creche ou escola. A equipe que desenvolve os trabalhos nas unidades escolares participa das reuniões de planejamento da escola e busca trabalhar com os alunos justamente esses conteúdos. E os resultados, segundo os diretores das escolas, já têm sido excelentes. A aula de música já é uma das mais aguardada pelos pequenos alunos. Nas salas de aulas os monitores trabalham com baterias, violões e flautas. E todos têm a oportunidade de tocar.
De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a ideia surgiu ao perceber o quanto a música está presente na vida e no dia a dia das crianças e como ela pode contribuir com a aprendizagem e com a formação dos futuros cidadãos. Ele explica que a música tem sido, em muitos casos, suporte para atender vários propósitos como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, auxílio na memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores e na construção de estudantes muito mais sensíveis e preparados. E toda essa contribuição vem através das canções.
O projeto conta com a coordenação dos professores Eliane Camargo e Rafael Barros e com o monitoramento dos músicos Miguel Neto, Maestro Cláudio e Márcio Setúbal. Além de todos os objetivos gerais, a iniciativa busca ainda, segundo explicam os organizadores, proporcionar momentos agradáveis no período de adaptação escolar, vivenciar um clima de amizade e companheirismo, discutir valores como aceitar bem os outros, desenvolver a atenção e a concentração e fazer com que as crianças possam interagir e socializar-se. E a culminância do projeto será com apresentação dos estudantes nas atividades escolares. A meta, segundo adiantou o prefeito Antônio de Anízio, é levar esse projeto para outras escolas da rede municipal, ampliando cada vez mais o número de alunos atendidos.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login