Home 10 Bahia 10 Exposição de Artesanato do Conjunto Penal de Itabuna no Shopping Jequitibá

Exposição de Artesanato do Conjunto Penal de Itabuna no Shopping Jequitibá

Quem vai ao Shopping Jequitibá, em Itabuna, em busca de presentes para o Natal ou peças de decoração com motivos natalinos, tem mais uma opção no   principal centro de compras do sul da Bahia com a 5ª Exposição de Artesanato do Conjunto Penal de Itabuna.

A mostra vai até o próximo dia 10, e reúne mais de 350 peças, todas confeccionadas pelas internas e internos do CPI. A instituição é administrada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com a empresa Socializa Brasil.

A exposição é resultado dos cursos terapêuticos de artesanato ministrados a mulheres quem cumprem pena na unidade, e também de verdadeiros artistas que hoje se encontram em situação de cárcere e entregaram algumas obras para venda. São bonecas, porta-joias e acessórios de decoração e serviço domésticos diversos, além de utensílios confeccionados em papel, como cestos e baús, ou brinquedos feitos com palitos de picolé.

Terapia ocupacional

De acordo com o diretor do CPI, capitão PM Adriano Jácome, o artesanato é uma atividade terapêutica, acompanhada por uma equipe multidisciplinar, formada, além da professora de artesanato, por psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social, que busca reconstruir nas alunas diversos sentidos e habilidades, como a sociabilidade, a fala em público, a expressão de sentimentos, assim como a reconstrução metafórica de suas vidas a partir das peças que confeccionam.

“Elas chegam com pouca ou nenhuma habilidade, e com a autoestima muito baixa. Aos poucos vão construindo peças que acreditavam ser impossíveis. Ao mesmo tempo, percebem, com a assistência terapêutica da equipe, que estão ali tecendo suas vidas e construindo um futuro que elas até imaginavam não ter ou não merecer mais”.

Check Also

Bahia: Mulher morre após receber descarga elétrica enquanto estendia roupa em varal

ma mulher morreu após sofrer descarga elétrica enquanto estendia roupa, na cidade de Belo Campo, …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: