News
Maraú: Sem filiação confirmada, pré-candidata Vera estaria impossibilitada de se candidatar a prefeita segundo TSE
As informações que a ex-prefeita e pré-candidata Vera Sarmento estaria sem filiação comprovada pelo TSE, agitaram os bastidores da política em toda a península de Maraú.
Um assunto polêmico está agitando os bastidores da política da Península de Maraú. Tudo porque a ex-prefeita e pré-candidata na disputa para sucessão municipal pelo PSB40, Vera Sarmento não teria confirmado sua filiação partidária. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conforme certidão emitida até o dia 27 desse mês. Caso seja confirmada essa situação a ex-secretária de turismo, Vera Sarmento, principal adversária política da atual Prefeita Gracinha Viana (PP), ficaria impossibilitada a concorrer nas próximas eleições a uma vaga com chefe do executivo municipal da cidade de Maraú.
Para concorrer a cargo eletivo, o interessado deve estar filiado ao partido pelo menos seis meses antes da data fixada para as eleições (Lei nº 9.096, de 19.9.1995, art. 18; Lei nº 9.504, de 30.9.1997, art. 9º) ou em prazo superior fixado no estatuto partidário (Lei nº 9.096, de 19.9.1995, art. 20), que não poderá ser alterado no ano de realização do pleito. Se houver fusão ou incorporação de partidos políticos após o referido período, a data a ser considerada para fins de filiação partidária será a do ingresso no partido de origem. Ressalte-se, por fim, que as condições de elegibilidade (entre as quais a exigência de filiação partidária) e as causas de inelegibilidade são examinadas no momento do registro de candidatura pela autoridade judiciária eleitoral competente. (Ubaitaba Urgente)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login