News
Ubaitaba: Manifestação na br 101 só terminou com presença do prefeito. Fotos e Vídeo
Apesar do início dos protestos, desde às 14 horas, somente às 17:30 é que o prefeito licenciado Asclepíades Almeida (Bêda) apareceu no local para atender às reivindicações dos manifestantes que era a de um compromisso público onde o prefeito apontaria soluções de melhorias para o bairro Zitão, que fica às margens da br 101, em Ubaitaba no Sul da Bahia.
Desde a última terça feira (23) que os moradores do Zitão invadiram a sessão da Câmara de Vereadores em protesto por melhorias do seu bairro, como as obras de saneamento básico e pavimentação. E desde esse dia foi avisado que poderiam fechar a pista em protesto em pleno aniversário da cidade se uma solução não fosse apontada pelo prefeito. Os moradores alegam que esse mesmo grupo político está no poder há 12 anos e meio, sendo esse o seu 9º ano à frente do Executivo Municipal.
Na FM local, Bêda falou com os representantes do Movimento Pelo Bairro e prometeu começar algumas obras, com o recurso já disponibilizado para o bairro. Segundo o prefeito a quantia é de cerca de 400 mil reais, através de convênio já firmado com a Caixa Econômica. Essa seria uma das soluções iniciais, a outra seria a de que o deputado Lúcio Vieira Lima estaria em Ubaitaba neste sábado em comemoração ao aniversário da cidade e assim ficou agendada uma reunião do deputado Lúcio Viera com os Representantes do Movimento.
Reunião com Lúcio Vieira Lima não aconteceu e gerou o protesto
Nessa reunião, o deputado Lúcio Vieira Lima, que é o representate do prefeito e da cidade, deveria firmar um compromisso público com os moradores de que ele lutaria por melhorias para o bairro, já que até o momento a população questiona a atuação do deputado pelo município de Ubaitaba.
A reunião aconteceria no último sábado, 27, no centro de cultura em Ubaitaba. Mas desde cedo que o Lúcio Vieria avisou que não viria, alegando problemas de saúde. E a falta de respostas foi o estopim para os moradores fecharem a br 101, por 4 horas seguidas, causadando um dos maiores congestionamentos da História do município, justo no aniversário de 80 anos de Emancipação Política.
A Manifestação só teve fim com a presença do Prefeito que firmou compromisso com moradores.
Somente após horas de negociação da Polícia Federal é que o prefeito licenciado, Bêda, apareceu no local. Os animos foram bastante acirrados, entre líderes do manifestos e prefeito. A exêmplo, o professor “Maçã” e Bêda que trocaram palavras acaloradas.
Bêda inclusive chegou a dizer que Maçã estaria usando o movimento para se promover politicamente, Maça rebateu dizendo que o prefeito deveria ter mais compromissos com os moradores da cidade, como ele estava tendo como cidadão e cristão.
Ao final, ficou acordado, que já no primeiro dia de governo, quando prefeito voltará a trabalhar oficialmente iria até o escritório da Caixa Econômica Federal, com os líderes do manifestos, para pressionar os técnicos da Caixa a liberar o projeto para início das Obras já com os 400 mil orçados para a cidade.
Mas os moradores exigiram ainda mais compromisso e ressaltaram que todo o bairro deve ser calçado e não apenas uma rua. Bêda prometeu buscar esses recursos ao longo dos 04 anos que é o seu mandato e pediu um pouco mais de paciência. ( Ubaitaba.com)
Veja todas as fotos nas lentes de Aleilton Oliveira:
Você precisa estar logado para postar um comentário Login