Ele foi levado a um neuropsicóloga. Antes dos testes, a especialista sinalizou que o menino seria uma criança com QI muito alto pelo relato que a mãe repassou sobre a gestação. Ele fez testes padronizados, o  Wisc 4 (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças).

— Ele é o atípico do atípico, e dentro do superdotados ele é além. Tem testes que ela (neuropsicóloga) aplica que demoram três sessões para fazer, e ele fez em meia hora. Foi bem assustador para nós processarmos isso — contou a mãe.

A média de Q.I dele foi de 150, o mais alto que a especialista teve entre os pacientes dessa idade em Caxias:

— A idade cognitiva e a capacidade dele chega aos 16 anos, mas ele não tem dificuldades em se relacionar tanto com as crianças da idade dele, quanto com os mais velhos. Ele tem várias habilidades e um emocional bem desenvolvido. Estamos sempre incentivando e aprendendo junto com nosso filho — disse o pai.

Sorridente, o menino afirma que a superdotação é um dom que recebeu:

— Cabe a mim decidir o que eu vou fazer com isso. Eu pretendo ser astronauta ou cientista. Sendo cientista eu vou saber vários elementos químicos e poder combinar eles. E sendo astronauta posso ir para fora da Terra para levar elementos daqui para colonizar outros planetas ou para pegar elementos de outros planetas para trazer e combinar com os daqui e melhorar a vida na Terra.

Do 3º para o 5º ano do Ensino Fundamental

Dudu estuda no São Carlos, em Caxias. A diretora do colégio, Marina Matiello, afirma que depois do diagnóstico de superdotado, ele passou por uma série de avaliações na escola. Em conjunto com os pais, decidiram que ele tinha condições de passar do 3º para o 5º ano do Ensino Fundamental.

— O Pedro não vai cursar o 4º ano, mas as habilidades e os conteúdos que são pré-requisitos para uma aprovação de 4º ano foram trabalhados anteriormente por ele. Foi observado se ele teria maturidade para dar conta do avanço porque é importante ter atenção com o emocional dele — explica Marina.

Principais características de superdotados:

  • Aprende de um jeito fácil e rápido em relação às outras crianças;
  • É criativo, tem muita imaginação e é bem informado, até em áreas pouco comuns para uma criança;
  • É questionador e está sempre curioso. Não aceita respostas simples, como “porque sim ou não”;
  • Tem excelente vocabulário e é verbalmente fluente;
  • Aprende novas línguas com facilidade;
  • Tem múltiplos interesses, muitos acima da idade cronológica;
  • Demonstra sensibilidade e empatia com os outros;
  • Tem bom desempenho em outras áreas como dança, desenho, teatro ou música e também em esportes;
  • Aprende sozinho e resiste à repetição e atividades rotineiras.