Conecte-se conosco

Bahia

Mineradora Mirabela demite mais de mil trabalhadores e crise econômica pode afetar Ubaitaba

Publicado

em

Mineradora mirabela demite mais de mil trabalhadores

A exploração de níquel no município de Itagibá foi suspensa pela Mineradora Mirabela. A empresa paralisou as atividades e anunciou a demissão de todos os funcionários para os próximos dias.

A justificativa é a crise financeira e, de acordo com a empresa, a não liberação dos créditos de ICMS retidos pelo governo do estado.

Mineradora mirabela demite mais de mil trabalhadores

O assunto foi discutido, hoje (7), durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Ipiaú, reunindo autoridades políticos do estado e lideranças sindicais para discutir o assunto. Com a paralisação total das atividades, mais de mil trabalhadores ficarão desempregados.

“Além disso, o fechamento da mineradora agravará o quadro de crise econômica e social de toda região, atingindo cidades do Sul e Sudoeste, como Itagibá, Ipiaú, Ibirataia, Ubatã, Jitaúna, Jequié, Ubaitaba, dentre outras”, diz o deputado federal Bebeto Galvão, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav).

O parlamentar e sindicalista prevê que o impacto dessa paralisação será uma crise em cadeia, pois não é só a questão do desemprego no âmbito da obra, mas também a perda de repasses tributários na região, além do enfraquecimento dos setores do comércio e de serviço, o que provocará um verdadeiro caos social na região de Ipiaú.

Mineradora mirabela demite mais de mil trabalhadores

Audiência discute crise na exploração de níquel em Itagibá (Foto Gusmão Neto).

Além de Bebeto, o evento contou com as presenças de dois deputados estaduais, como  Fabíola Mansur (PSB) e Eduardo Sales (PP), além do federal Davidson Magalhães (PCdoB), do vice-presidente do Sintepav, Irailson Gazo, e também de prefeitos e vereadores de cidades vizinhas.

Foi proposta a criação de uma comissão de trabalho com a participação de todos os setores, como deputados, governo do estado, prefeituras e câmaras locais e sindicatos, para que encontrem um acordo, com as digitais de todos envolvidos, de forma que os recursos sejam liberados, as atividades sejam retomadas e os empregos sejam mantidos. (Pimenta)

Copyright © 2024 - Comunika