Conecte-se conosco

DE OLHO NO ESPORTE

O itacareense Alandreson Martins é o único Baiano na disputa do título do Mahalo Surf Eco Festival.

Publicado

em

Um dos destaques desta sexta-feira (18), o itacareense Alandreson Martins é o único baiano nas quartas de final da competição e usou os aéreos para levantar a torcida que encheu a Praia da Tiririca.

0902-BernardoLopes2s_FabricianoJr-600

Alandreson Martins está literamente voando nesta Competição
Foto: Fabriciano Jr/Surf Bahia.

Ele já havia eliminado o ex-top do WCT, Heitor Alves, na sua primeira vitória do dia. Na segunda, que valia classificação para as quartas de final, o cearense Artur Silva passou em segundo lugar, com ambos despachando o pernambucano Ian Gouveia e o sul-africano Dylan Lightfoot.
“Estou muito feliz e quero agradecer a Deus por estar curtindo esse momento maravilhoso. Mas a bateria foi difícil, porque as ondas estão bem complicadas pra surfar hoje (sexta-feira)”, analisou Alandreson Martins. “Consegui pegar uma onda boa ali pra vencer e agora é continuar focado para amanhã (sábado). As baterias passam a ser homem a homem, que é um formato que eu gosto de competir e vou dar o gás pra ver no que vai dar, mas claro que o objetivo é vencer o campeonato porque é aqui em casa né, na praia que aprendi a surfar”.
O capixaba Krystian Kymerson pode conseguir um inédito bicampeonato na etapa do ASP World 4-Star apresentada pela Skol em Itacaré. Os brasileiros dizimaram os surfistas estrangeiros na disputa pelas oito vagas para as quartas de final que vão abrir o sábado decisivo do Skol apresenta Mahalo Surf Eco Festival em Itacaré.
Na sexta-feira, os destaques na Praia da Tiririca foram o capixaba Krystian Kymerson que tirou a maior nota do dia (8,33), o catarinense Jean da Silva e o itacareense Alandreson Martins, único baiano que continua na disputa do título da etapa do ASP World 4-Star, que vale um prêmio de 15 mil dólares e 1.000 pontos para o ASP World Ranking. O último dia será iniciado às 10h00 com as quartas de final, depois acontecem as semifinais e a grande final que vai definir o campeão da primeira etapa do Circuito Mundial masculino em Itacaré.
Dos oito finalistas, o único que pode conseguir um inédito bicampeonato na história do Surf Eco Festival é o capixaba Krystian Kymerson. O outro era o baiano Bino Lopes, atleta da Equipe Mahalo que fez a melhor apresentação da quarta fase que abriu a sexta-feira. No entanto, em sua segunda participação no dia, Bino perdeu para o jovem paulista Victor Bernardo, de apenas 16 anos de idade, a briga pela segunda vaga para as quartas de final na bateria vencida pelo pernambucano Halley Batista. Já Kymerson disputou a última bateria do dia e acertou um aéreo “full rotation” de difícil execução para arrancar a maior nota da sexta-feira na Praia da Tiririca, 8,33.
“Estou muito feliz porque consegui achar uma boa direita no início da bateria pra mandar um aéreo full-rotation e agora já começo a focar na próxima bateria”, falou Krystian Kymerson, que venceu a última edição do Surf Eco Festival em Salvador no ano passado. Ele também falou sobre o seu adversário nas quartas de final, a grande surpresa entre os classificados, o paulista Victor Bernardo. “É um atleta novo ainda e já muito bom, com manobras modernas, mas estou tranquilo e vou dar tudo de mim para conquistar mais um título neste evento amanhã (sábado)”.
O duelo entre o defensor do título, Krystian Kymerson, com o guarujaense Victor Bernardo, vai definir o último classificado para as semifinais do Mahalo Surf Eco Festival. Quem passar, enfrenta o vencedor da quarta de final pernambucana entre Halley Batista e Gabriel Farias, que surfou a última onda do dia para superar o paulista Alex Ribeiro e o indonesiano Oney Anwar na batalha pela última vaga para as finais do sábado em Itacaré. Halley e Victor Bernardo também despacharam um dos quatro estrangeiros que competiram na sexta-feira, o norte-americano Kano Igarashi, além de um dos favoritos ao título, o baiano Bino Lopes.
“A bateria foi chapa quente, os três adversários estavam surfando muito bem todas as baterias, mas consegui fazer uma manobra diferenciada em uma onda, um layback irado que fez a diferença na bateria”, disse Halley Batista. “Agora vamos pras quartas de final, as baterias passam a ser homem a homem e vou continuar concentrado para seguir avançando até a final, que é meu grande objetivo no evento”.
VITÓRIAS SEM AÉREOS – Na chave de cima, que vai apontar o primeiro finalista do Mahalo Surf Eco Festival, o catarinense Jean da Silva vai disputar a primeira vaga para as semifinais com o cearense Artur Silva. E na segunda bateria do sábado, o potiguar Alan Jhones enfrenta a última esperança de título baiano, o surfista local de Itacaré, Alandreson Martins. Jean da Silva não precisou voar para vencer as duas baterias que disputou na sexta-feira, mas com manobras executadas com bastante pressão na parede das ondas arrancou notas acima dos 8 pontos dos juízes para superar seus adversários.
“Estou procurando mostrar serviço lá fora, buscando as ondas, se movimentando com garra sem dar mole pra ninguém, mas o mar está difícil e ainda bem que achei boas esquerdas pra fazer as manobras e vencer a bateria”, disse Jean da Silva, após sua segunda vitória na sexta-feira. “Estou feliz pela classificação e amanhã (sábado) a história é diferente, baterias homem a homem, então tem que usar mais a experiência lá dentro. Mas vai ser difícil porque está todo mundo surfando bem aqui. Quem tiver a felicidade de achar boas ondas vai se sobressair”.
ÚNICO BAIANO – Já Alandreson Martins usou os aéreos para levantar a torcida que encheu a Praia da Tiririca na sexta-feira. Ele já havia eliminado o ex-top do WCT, Heitor Alves, na sua primeira vitória do dia. Na segunda, que valia classificação para as quartas de final, o cearense Artur Silva passou em segundo lugar, com ambos despachando o pernambucano Ian Gouveia e o sul-africano Dylan Lightfoot.
“Estou muito feliz e quero agradecer a Deus por estar curtindo esse momento maravilhoso. Mas a bateria foi difícil, porque as ondas estão bem complicadas pra surfar hoje (sexta-feira)”, analisou Alandreson Martins. “Consegui pegar uma onda boa ali pra vencer e agora é continuar focado para amanhã (sábado). As baterias passam a ser homem a homem, que é um formato que eu gosto de competir e vou dar o gás pra ver no que vai dar, mas claro que o objetivo é vencer o campeonato porque é aqui em casa né, na praia que aprendi a surfar”.
O Mahalo Surf Eco Festival é realizado pela Dendê Produções com apresentação da Skol e patrocínio da Mahalo, Petrobras, Bahiatursa e Prefeitura Municipal de Itacaré, além do apoio da Backdoor, Instituto de Turismo de Itacaré, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré. O evento é homologado pela ASP South America como uma etapa do ASP World 4-Star com premiação de 95 mil dólares valendo 1.000 pontos para o ASP World Ranking e será transmitido ao vivo pela internet no www.surfecofestival.com.br
QUARTAS DE FINAL DO MAHALO SURF ECO FESTIVAL:
 
1.a: Jean da Silva (BRA-SC) x Artur Silva (BRA-CE)
2.a: Alan Jhones (BRA-RN) x Alandreson Martins (BRA-BA)
3.a: Halley Batista (BRA-PE) x Gabriel Farias (BRA-PE)
4.a: Krystian Kymerson (BRA-ES) x Victor Bernardo (BRA-SP)
QUINTA FASE – Round of 16 – 3.o=9.o lugar (US$ 1.750 e 316 pts) / 4.o=13.o lugar ($ 1.500 e 277 pts):
1.a: 1-Jean da Silva (BRA-SC), 2-Alan Jhones (BRA-RN), 3-Peterson Crisanto (BRA-PR), 4-Hizunomê Bettero (BRA-SP)
2.a: 1-Alandreson Martins (BRA-BA), 2-Artur Silva (BRA-CE), 3-Ian Gouveia (BRA-PE), 4-Dylan Lightfoot (AFR)
3.a: 1-Halley Batista (BRA-PE), 2-Victor Bernardo (BRA-SP), 3-Bino Lopes (BRA-BA), 4-Kanoa Igarashi (EUA)
4.a: 1-Krystian Kymerson (BRA-ES), 2-Gabriel Farias (BRA-PE), 3-Alex Ribeiro (BRA-SP), 4-Oney Anwar (IDN)
QUARTA FASE – Round of 32 – 3.o=17.o lugar (US$ 1.250 e 237 pts) / 4.o=25.o lugar ($ 1.000 e 193 pts):
1.a: 1-Jean da Silva (BRA-SC), 2-Ian Gouveia (BRA-PE), 3-Leandro Bastos (BRA-RJ), 4-Victor Ribas (BRA-RJ)
2.a: 1-Hizunomê Bettero (BRA-SP), 2-Artur Silva (BRA-CE), 3-Michael Rodrigues (BRA-CE), 4-Luel Felipe (BRA-PE)
3.a: 1-Alandreson Martins (BRA-BA), 2-Alan Jhones (BRA-RN), 3-Deivid Silva (BRA-SP), 4-Heitor Alves (BRA-CE)
4.a: 1-Dylan Lightfoot (AFR), 2-Peterson Crisanto (BRA-PR), 3-Francisco Bellorin (VNZ), 4-Gabriel André (BRA-SP)
5.a: 1-Halley Batista (BRA-PE), 2-Krystian Kymerson (BRA-ES), 3-Messias Felix (BRA-CE), 4-Michel Roque (BRA-CE)
6.a: 1-Bino Lopes (BRA-BA), 2-Gabriel Farias (BRA-PE), 3-Renato Galvão (BRA-SP), 4-Dunga Neto (BRA-CE)
7.a: 1-Alex Ribeiro (BRA-SP), 2-Kanoa Igarashi (EUA), 3-Jano Belo (BRA-PB), 4-Rudá Carvalho (BRA-BA)
8.a: 1-Oney Anwar (IDN), 2-Victor Bernardo (BRA-SP), 3-Cainã Barletta (BRA-SC), 4-Ulisses Meira (BRA-PB)
Fonte: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika