Conecte-se conosco

DE OLHO NO ESPORTE

Pituaçu receberá centro de canoagem e remo ‘raro’ no Brasil, afirma diretor da Sudesb

Publicado

em

Com o Centro de Canoagem de Itacaré entregue e os de Ubaitaba e Ubatã em fase final, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) informou que mais duas obras semelhantes serão feitas no estado. E uma delas será a construção do Centro de Treinamento de Canoagem e Remo no parque de Pituaçu. Segundo o diretor da entidade, Elias Dourado, o projeto é raro no Brasil: “Será um dos primeiros [no país]. Vamos implantar em Pituaçu um centro misto. Isso é raro. Temos uma canoagem forte em todo estado e um remo forte principalmente na região da Baía de Todos-os-Santos”, apontou. O outro projeto será feito na cidade de Itajuípe.

Ainda de acordo com Elias Dourado, o projeto está pronto. Ele acredita que as obras devem começar já neste ano. “É uma emenda federal da senadora Lídice da Mata (PSB), no valor de R$ 1 milhão, mas estamos complementando para R$ 1,2 milhão. Encaminharemos para a Caixa Econômica para aprovação, para que imediatamente façamos a licitação. As obras devem começar no segundo semestre”, destacou o diretor.

 

“Já foi aprovado no conselho gestor do parque de Pituaçu. Será um avanço, é uma intervenção positiva. Além de centro de treinamento, estaremos apoiando a preservação ecológica. Vamos valorizar o uso do parque”, completou Dourado.

 

A senadora Lídice da Mata (PSB) comentou a iniciativa de conseguir a emenda para a construção do centro esportivo: “Estou sempre conversando com o governador e vinha tratando algumas vezes sobre a recuperação do parque e ele me disse que queria fazer uma intervenção para ter um centro de canoagem. Com a ligação que tenho ao bairro de Pituaçu, consegui essa emenda para colocar recursos que pudessem ajudar na construção, que será muito importante”.

 

O presidente da Federação Baiana de Canoagem, Figueroa Conceição, exaltou o projeto. Ele confessa que não acreditou quando o governador Rui Costa prometeu construir cinco centros no estado.

 

“É um marco histórico na canoagem. Sempre dividimos o espaço com o remo. É uma felicidade para mim poder vivenciar isso. A ideia do centro surgiu nos Jogos Olímpicos de 2016. Não acreditei quando o governador falou que ia construir. Solicitamos que fizessem três centros, e acabaram fazendo cinco, contando com esse de Salvador e o de Itajuípe. Estou muito feliz, como fã, treinador e presidente”, destacou Figueroa, que também é treinador e revelou o medalhista olímpico Isaquias Queiroz.

 

Já Dionísio Lisboa, presidente da Federação Baiana de Remo, contou que o espaço servirá principalmente para a prática do remo adaptado e da formação de novos atletas. Segundo o dirigente, a prioridade será montar escolinhas de remo.

 

“Será um centro muito importante, principalmente para o remo adaptado, em que os paratletas precisam treinar com águas paradas. Montaremos escolinhas de remo no Parque para formar mais atletas e paratletas na Bahia. Também colocaremos uma raia semi-olímpica de 1000m para receber competições internacionais”, salientou Lisboa. (Bahia Notícias)

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika