Conecte-se conosco

News

Sai novo Ranking da transparência no combate ao covid19, Ubaitaba aprece em 21º e Aurelino Leal em 26º

Publicado

em

NOVO RANKING – Confira o desempenho de municípios do Litoral Sul na transparência das contratações emergenciais no combate a COVID-19

A avaliação é do Instituto Nossa Ilhéus com metodologia de Transparência no Combate à COVID-19 da Transparência Internacional.

Duas semanas depois de lançar o primeiro ranking de transparência das contratações emergenciais utilizadas no combate à COVID-19, referente aos municípios que compõem o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia, o Instituto Nossa Ilhéus (INI) atualiza e publica hoje (06) nova classificação.

Desde o primeiro lançamento, os municípios puderam adaptar seus sistemas de informação para tornar mais fácil para a população, o acesso a informações, legislação e controle social. Assim, desta vez, os que figuram na posição “ótimo”, com mais de 80 pontos, são: Ilhéus (98,7), Floresta Azul (84,8), Itacaré (84,8) e Itabuna (81). Por outro lado, dez dos municípios avaliados estão na categoria de “péssimo” na avaliação do ranking, dentre os quais figuram Barro Preto e Itaju do Colônia (ambos com 7,59 pontos), seguidos por Almadina, Arataca e Aurelino Leal (todos com 3,80 pontos), compondo a “lanterna” dos piores desempenhos.

O ranking – que utiliza a metodologia da Transparência Internacional do Brasil – avalia se os municípios proveem acesso pleno, ágil e fácil aos dados sobre contratações emergenciais em seus portais governamentais, utilizando uma escala que vai de zero a 100 pontos, com categorias entre “ótimo” e “péssimo”. Os municípios avaliados foram: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colonia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau-Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

A presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, comenta sobre a elaboração do novo ranking.

“Foi com alegria que recebemos respostas dos municípios que buscaram atender às orientações, a partir da Cartilha elaborada pela Transparência Internacional Brasil em parceria com o Tribunal de Contas da União. O novo resultado do município de Floresta Azul, que teve a pior avaliação no primeiro ranking, é prova inequívoca de que é possível melhorar. Para os municípios que ainda não alcançaram pontuação melhor, o Instituto continua à disposição, por meio da AMURC e do Programa de Apoio Institucional e Gerencial, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Destaque também para Ilhéus que não se satisfez o primeiro lugar anterior e trabalhou para alcançar o pontuação máxima, mantendo o primeiro lugar. É o nosso objetivo que todos os municípios estejam no primeiro lugar. Parabéns a todos que estão atendendo às orientações!”.

Fonte: https://www.nossailheus.org.br/novo-ranking-confira-o-desempenho-de-municipios-do-litoral-sul-na-transparencia-das-contratacoes-emergenciais-no-combate-a-covid-19/

Notícias da Semana

Copyright © 2020 Ubaitaba.com.