Conecte-se conosco

News

Situação continua tensa em Itacaré. Salva vidas bloquearam as praias novamente.

Publicado

em

Neste Domingo (28) os Salva Vidas de Itacaré no Sul da Bahia, bloquearam mais uma vez o acesso as praias do Resende, Ribeira, Tiririca em protesto  por melhores condições de trabalho,  salários atrasados além do 13º salário.

salva-vidas
Quem pretendia ir às praias  de dentro da cidade de Itacaré de carro foi supreendido por um protesto dos Salva Vidas da cidade que já fazem greve ha mais de 02 semanas e resolveram protestar justo neste sábado de Réveillon na cidade, bloqueando o acesso às praias ur. Até o meio dia de ontem e o meio dia deste domingo, só foi possível acessar as praias da Concha de carro ou ir a pé até as outras praias urbanas.

A greve que se estende desde o dia 10 de dezembro em Itacaré preocupa os turistas e o comércio local, já que a sensação de insegurança nas praias pode afastar alguns turistas e famílias de passar o réveillon na cidade, já que somente 30% dos Salva Vidas estão trabalhando. Ontem mesmo, por pouco um garoto não morreu afogado na praia do Resende, se não fosse os surfistas e banhistas mais experientes, poderia ter acontecido o pior.

salva-vidas2
Segundo Álisson Reis, ninguém da prefeitura se pronunciou ou se dispôs a entrar num acordo com o Sindicato dos Salva Vidas. E eles só liberaram a via, após um acordo pacífico entre a Polícia CIPE – Cacaueira e a Polícia Militar, e para não prejudicar ainda mais o comércio de Itacaré e aos turistas, eles liberaram a rua.

O acesso as praias de Resende, Tiririca, Costa e Ribeira só pode ser feito a pé

O acesso as praias de Resende, Tiririca, Costa e Ribeira só pode ser feito a pé

As Reivindicações dos Salva Vidas.

Quando procurou a equipe do Ubaitaba.com, o salva vidas e funcionário efetivo do município Álisson Reis, acreditávamos que as reivindicações deles seriam de muitos equipamentos caros. Mas veja o que eles pedem: boias salva vidas, tipo salsichão, roupa de trabalho, sungas, coletes, nadadeiras, kits de primeiros socorros, bandeiras e apitos. Além do auxílio alimentação, os 40% pelo risco profissão, insalubridade e anuência por tempo de serviços. Direitos já adquiridos pelos servidores efetivos.

As revindicações não são de agora. Borramos as assinaturas propositalmente, por não haver necessidade de estarem aqui neste documento

As revindicações não são de agora. Borramos as assinaturas propositalmente, por não haver necessidade de estarem aqui neste documento na rede.

Mas de acordo o sindicato dos salva vidas, essas reivindicações já fazem mais de 06 meses sem respostas.  Por isso, desde o dia 10 de dezembro, apenas 30% dos funcionários efetivos estão em atividade, para cumprir o que manda a lei,  que pede que pelo menos 30% das pessoas continuem trabalhando em época de greves.

Essa “Crise dos Salva Vidas” em Itacaré pode prejudicar ainda mais o comércio e o turismo local já que o clima de incerteza pode afastar algumas famílias, sobretudo as que tem filhos pequenos de Itacaré, uma das praias mais bonitas do planeta. O que é lamentável, pois as más administrações que o município de Itacaré vem tendo só deixa ainda mais fraco o atendimento ao turista na cidade. Se por um lado, a natureza caprichou em Itacaré a transformando um dos lugares mais bonitos do planeta, por outro lado, essas gestões tem deixado a desejar.

doc2

População sem 13º salário

A população de Itacaré, tem protestado constantemente nas redes sociais sobre a programação de réveillon da cidade que até agora não foi divulgada. Outros estão reclamando das praias que ainda estão cheias de baronesas, desde as últimas chuvas que houve na região há 10 dias atrás. E, como se não bastasse, muitos servidores ainda estão sem receber os salários e 13º salário de dezembro que até o momento não saiu. Os servidores efetivos do município passaram o Natal sem ceia em Itacaré. Nos informaram ainda que isso está acontecendo até com funcionários efetivos da educação e da saúde.

Há um ditado popular que diz que se você entrar o ano sem dinheiro, vai passar o ano inteiro sem dinheiro está assustando os moradores de Itacaré, pois até o momento eles correm esse risco de passar o reveillon sem dinheiro. O que seria lamentável para os funcionários, seus familiares e o comércio como um todo.

Segundo o Salva Vidas, Alisson Reis, após a prefeitura mudar o pagamento dos servidores de banco e mudança de datas no pagamento, os salários chegaram a ficar até 52 dias em atraso.

Promessa de pagar o 13º salário

De acordo o secretário de Finanças do município, Junior Andrade, o pagamento do décimo dos servidores foi para o banco desde o dia 24, mas como foi fora do horário, só será possível ao banco repassar a partir desta segunda feira (29). E que os servidores podem ficar tranquilos que não passarão o réveillon sem dinheiro.

Novo Protesto dos Salva Vidas nesta Segunda Feira (30).

Hoje é o dia Nacional do Salva Vidas e em Itacaré foi marcado por protestos.

Hoje é o dia Nacional do Salva Vidas e em Itacaré foi marcado por protestos.

O sindicato dos Salva Vidas,   nos informou que se ninguém os procurar para solucionar a situação, um novo protesto já está marcado para esta Segunda Feira (30) e este será em frente a prefeitura, e a Câmara de Vereadores. Para a alegria dos turistas, que vem conhecer um paraíso e  e podem acabar passando por um transtorno desses, o de ficar sem acesso a praia de carro, como foi o caso de ontem e hoje em na cidade. Por sorte, Itacaré é tudo perto e ótimo lugar para se andar a pé admirando as belezas do lugar.

O jornalista Aleilton Oliveira (nesse caso, eu mesmo) afirma que apesar dos protestos, da desorganização municipal em relação a algumas questões do turismo local, Itacaré ainda é um lugar recomendável para passar o reveillon, por ser uma cidade bonita, gente hospitaleira e muito tranquila, além de ter as praias mais bonitas do estado e uma noite bem animada. E ter um cuidado redobrado e não deixar as crianças sozinhas na água ou se você não souber nadar, não se aventurar sozinho nas águas e nem em locais fundos, já que o efetivo de Salva Vidas, até o momento está reduzido. No mais, divirta-se e curta Itacaré, que ainda vale muito a pena, quem vai não se arrepende. Afinal, até para ir ao Paraíso, tem suas dificuldades.

Por Aleilton Oliveira, Ubaitaba.com.

Ubaitaba.com – Sempre Atualizado!

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika