Conecte-se conosco

Bahia

Unidade de beneficiamento irá fortalecer a fruticultura do Baixo Sul do Estado

Publicado

em

Unidade de beneficiamento irá fortalecer a fruticultura do Baixo Sul do Estado

A agricultura familiar do município de Igrapiúna, mais especificamente o segmento da fruticultura, será dinamizado com a implantação da Unidade de Beneficiamento de Frutas, que está com 90%, de execução da obra de construção, concluída. Nesta quarta-feira (15), técnicos do Governo do Estado se reuniram com agricultores familiares na Câmara de Vereadores do município e dialogaram sobre a implantação do empreendimento, o escoamento da produção rural, comercialização e acesso a novos mercados.

Marcos Luiz Oliveira, diretor-presidente da Agência de Assessoria e Comercialização da Agricultura Familiar (ACAAF), instituição que ficará responsável pela gestão da Unidade, informou que a previsão de inauguração da unidade de beneficiamento é em setembro deste ano.

“A construção dessa agroindústria, que não será simplificada e sim polivalente, isso significa que ela vai atender Igrapiúna e região. Essa Unidade tem uma importância muito grande, porque é um sonho nosso da agricultura familiar. Vai beneficiar mais de 400 famílias, num turno de 6h. Estima-se que a média de produção diária será de mais de 500kg”, explicou Oliveira.

Visita Técnica

A agroindústria é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a ACAAF. O empreendimento vai promover a verticalização da produção dos agricultores familiares do Território Baixo Sul, além de agregar valor à produção das unidades familiares, para acessar novos mercados.

O secretario da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou que a construção da Unidade trará mais qualificação ao processo produtivo do setor da fruticultura não só de Igrapiúna, mas de todo o Território Baixo Sul: “Essa é uma ação integrada, que inclui outras pequenas unidades, que estão sendo instaladas aqui no território. O objetivo é otimizar não só a base de produção, mas também o processamento e a comercialização dessa produção.  De acordo com Ribeiro, a previsão é que, até janeiro de 2019, sejam inauguradas as unidades de Igrapiúna, Gandu, Ilhéus, Manoel Vitorino, Amargosa e Sobradinho.

Título

Durante a agenda, a Prefeitura de Igrapiúna recebeu o Título de Reconhecimento de Domínio Municipal do município. A entrega do título é resultado do projeto Terra Legal criado pela SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), e tem por objetivo ampliar a regularização fundiária das sedes, povoados e distritos de municípios baianos.

Unidade de beneficiamento irá fortalecer a fruticultura do Baixo Sul do Estado

O Título de Reconhecimento do domínio municipal de terras devolutas pelo Estado da Bahia, em favor do município, considera o perímetro das áreas urbanas e suburbanas, georreferenciados e demarcados. Com o documento, caberá ao poder público municipal ordenar a regularização fundiária da sua área urbana, com a emissão de títulos individuais.

O prefeito de Igrapiúna, Leonardo Ramos, observou que o documento tem uma importância significativa porque vai permitir a continuidade de um programa municipal de regularização urbana: “O programa Minha Casa Legal já construiu 300 casas e tem a meta de construir 2.400 unidades, até o fim de 2019. Com esse titulo será possível firmar os contratos de concessão de direito real de uso, o que permitirá a regularização desses imóveis”.

O reconhecimento do domínio municipal propiciará ao gestor municipal a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a regularização das ocupações individuais, facilitando os investimentos em infraestrutura, financiamento habitacional e acesso a diversos serviços públicos.

 

 

Copyright © 2024 - Comunika